Document details

Competências de estudo e pensamento crítico em alunos universitários

Author(s): Dias, Anelise Silva cv logo 1 ; Franco, Amanda Helena Rodrigues cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3 ; Joly, Cristina cv logo 4

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/15662

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Autorregulação; Competências de estudo; Pensamento crítico; Ensino superior


Description
Levando-se em conta os modelos teóricos de autorregulação, foi construída a Escala de Competências de Estudo (ECE), na qual se consideraram três grandes dimensões cognitivas-comportamentais e motivacionais autorreguladas do aluno ao longo da sua aprendizagem e realização acadêmica. A primeira dimensão inclui os comportamentos de organização do estudo, que envolve a planificação dos apontamentos e recursos necessários, bem como a gestão do tempo e participação nas aulas. A segunda dimensão volta-se para a aprendizagem dos conteúdos curriculares e monitoramento, sua aquisição e compreensão, e para as estratégias de processamento da informação e construção do conhecimento arbitradas pelo aluno. A terceira dimensão contempla os aspectos motivacionais e avaliativos, abordando a forma como o aluno regula seus interesses relacionados com o curso e as unidades curriculares. Nesta comunicação, são apresentadas as características psicométricas da escala, construída e validada no âmbito de um projecto entre Portugal e Brasil. Tecem-se, adicionalmente, algumas considerações quanto à pertinência de uma conduta autorregulada nas aprendizagens escolares, nomeadamente em apoio a um estudo ativo e eficiente do aluno, fazendo-se ainda uma aproximação ao construto de pensamento crítico.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU