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Competências de estudo e pensamento crítico em alunos universitários

Autor(es): Dias, Anelise Silva cv logo 1 ; Franco, Amanda Helena Rodrigues cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3 ; Joly, Cristina cv logo 4

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15662

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Autorregulação; Competências de estudo; Pensamento crítico; Ensino superior


Descrição
Levando-se em conta os modelos teóricos de autorregulação, foi construída a Escala de Competências de Estudo (ECE), na qual se consideraram três grandes dimensões cognitivas-comportamentais e motivacionais autorreguladas do aluno ao longo da sua aprendizagem e realização acadêmica. A primeira dimensão inclui os comportamentos de organização do estudo, que envolve a planificação dos apontamentos e recursos necessários, bem como a gestão do tempo e participação nas aulas. A segunda dimensão volta-se para a aprendizagem dos conteúdos curriculares e monitoramento, sua aquisição e compreensão, e para as estratégias de processamento da informação e construção do conhecimento arbitradas pelo aluno. A terceira dimensão contempla os aspectos motivacionais e avaliativos, abordando a forma como o aluno regula seus interesses relacionados com o curso e as unidades curriculares. Nesta comunicação, são apresentadas as características psicométricas da escala, construída e validada no âmbito de um projecto entre Portugal e Brasil. Tecem-se, adicionalmente, algumas considerações quanto à pertinência de uma conduta autorregulada nas aprendizagens escolares, nomeadamente em apoio a um estudo ativo e eficiente do aluno, fazendo-se ainda uma aproximação ao construto de pensamento crítico.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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