Autor(es):
Nascimento, J. H. O.
; Machado, P.
; Freitas, Elisabete F.
; Pereira, Paulo A. A.
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/15094
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Descrição
A Engenharia de pavimentos tem sido uma das áreas emergentes no uso da aplicação de nanomateriais devido a capacidade
que estas nanoestruturas possuem em funcionalizar diferentes superfícies sólidas como os materiais asfálticos
acrescentando-lhe propriedades como a repelência a água, ao gelo, ao óleo, dentre outras. A adesão do gelo está
correlacionada com as propriedades físico-químicas de superfície dos materiais sólidos como os asfaltos. Este fenômeno
tem grave consequências e impactos, particularmente em países de clima temperado, nomeadamente, no que diz respeito à
segurança rodoviária e a resistência mecânica do pavimento. Neste trabalho, foi estudado e desenvolvido um novo material
asfáltico com propriedades superhidrofóbicas e anti-gelo utilizando materiais nanoestruturados como agente modificador de
superfície. A superfície do material asfáltico foi nanorevestida pelo processo wet chemical e caracterizado por medidas de
tamanho de partículas utilizando um Malvern Instruments Nanosizer. As propriedades morfológicas e físico-químicas
foram caracterizadas por MEV, MEVT e EDS. A caracterização quanto a sua hidrofobicidade foram efetuadas medidas de
ângulo de contato utilizando água destilada e para o comportamento anti gelo foi efetuado ensaio em ambiente controlado a
uma temperatura de-10 ºC. As amostras também foram submetidas a ensaio de desgaste de acordo com a norma EN 10974.
Os resultados demonstraram que o material asfáltico apresentou um excelente comportamento superhidrofóbico, com um
ângulo de 163º e um inibidor da adesão do gelo. Após o ensaio de desgaste o efeito superhidrofóbico foi mantido. Este
trabalho constitui num avanço significativo na aplicação de superfícies superhidrofóbicas e anti-gelo e um importante
desenvolvimento para engenharia rodoviária.