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O advento da escola como organização que aprende : a relevância das TIC

Author(s): Meirinhos, Manuel Florindo Alves cv logo 1 ; Osório, António José cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/15058

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Escola; Organização que aprende; Tecnologias de informação e comunicação; Comunidades de prática; School; Learning organisation; Information and communication technology; Learning communities


Description
Num tempo de referências constantes aos problemas educativos, nomeadamente às dificuldades da escola para dar resposta aos desafios colocados pela sociedade actual, tornase imperativo reflectir a evolução e transformação da instituição escolar para que esta possa desempenhar uma função adequada de acordo com as exigências da sociedade onde está inserida. Uma das linhas de investigação que mais se destaca para atingir este objectivo é a que aborda a transformação das escolas em organizações que aprendem. Este trabalho pretende ser mais um contributo para alimentar essa reflexão, discutindo a função que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) poderão desempenhar para transformar as escolas em organizações de sucesso. In a time of continuous concerns with educational issues, in particular with the difficulties of school to deal with the challenges placed by a changing society, it is imperious to reflect on the evolution and transformation of the school institution, allowing school to play an adequate role in its social context. One of the emerging research trends in this respect, is the concept of school as learning organization. Therefore, this paper intends to participate in such a reflection, discussing the fundamental role that Information and Communication Technologies (ICT) might play in the development of schools as successful organizations.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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