Document details

A leitura literária em biografias vernáculas de adultos em processos de reconhe...

Author(s): Silva, Ana Cristina Alves cv logo 1 ; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade cv logo 2

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/14200

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Educação de Adultos; Literacia; Leitura


Description
Desde 2005 que, em Portugal, os adultos sem graus de escolaridade obrigatória concluídos podem obter um certificado escolar por meio do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Este processo, que tem lugar em Centros de Novas Oportunidades (CNOs), sediados em escolas e em associações locais, públicas ou privadas, é, atualmente, o maior e o mais relevante movimento de requalificação escolar e profissional de adultos em Portugal. Dados os objetivos do processo e as características dos vários procedimentos para o reconhecimento e validação, como histórias de vida, escritas e orais, produção de portefólios, etc., neste processo as práticas de literacia assumem, ao mesmo tempo que são competências a reconhecer, um duplo estatuto: meio e fim das aprendizagens. Nesta comunicação, apresentamos os primeiros dados de um estudo mais amplo – A Vida em Mudança. A literacia na educação de adultos – sobre o impacto deste processo de certificação nas vidas de literacia dos indivíduos.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU