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A leitura literária em biografias vernáculas de adultos em processos de reconhe...

Autor(es): Silva, Ana Cristina Alves cv logo 1 ; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/14200

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Educação de Adultos; Literacia; Leitura


Descrição
Desde 2005 que, em Portugal, os adultos sem graus de escolaridade obrigatória concluídos podem obter um certificado escolar por meio do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Este processo, que tem lugar em Centros de Novas Oportunidades (CNOs), sediados em escolas e em associações locais, públicas ou privadas, é, atualmente, o maior e o mais relevante movimento de requalificação escolar e profissional de adultos em Portugal. Dados os objetivos do processo e as características dos vários procedimentos para o reconhecimento e validação, como histórias de vida, escritas e orais, produção de portefólios, etc., neste processo as práticas de literacia assumem, ao mesmo tempo que são competências a reconhecer, um duplo estatuto: meio e fim das aprendizagens. Nesta comunicação, apresentamos os primeiros dados de um estudo mais amplo – A Vida em Mudança. A literacia na educação de adultos – sobre o impacto deste processo de certificação nas vidas de literacia dos indivíduos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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