Autor(es):
Silva, Ana Cristina Alves
; Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/14200
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Educação de Adultos; Literacia; Leitura
Descrição
Desde 2005 que, em Portugal, os adultos sem graus de escolaridade obrigatória
concluídos podem obter um certificado escolar por meio do processo de
Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Este processo,
que tem lugar em Centros de Novas Oportunidades (CNOs), sediados em escolas e em
associações locais, públicas ou privadas, é, atualmente, o maior e o mais relevante
movimento de requalificação escolar e profissional de adultos em Portugal. Dados os
objetivos do processo e as características dos vários procedimentos para o
reconhecimento e validação, como histórias de vida, escritas e orais, produção de
portefólios, etc., neste processo as práticas de literacia assumem, ao mesmo tempo que
são competências a reconhecer, um duplo estatuto: meio e fim das aprendizagens.
Nesta comunicação, apresentamos os primeiros dados de um estudo mais amplo – A
Vida em Mudança. A literacia na educação de adultos – sobre o impacto deste processo
de certificação nas vidas de literacia dos indivíduos.