Author(s):
Herdeiro, Rosalinda
; Silva, Ana Maria Costa e
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/13692
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Desenvolvimento profissional; Oportunidades de aprendizagem; Contextos de trabalho
Description
Esta comunicação tem como principal objectivo evidenciar alguns dos impactos do Estatuto da Carreira Docente (ECD) e respectiva regulamentação da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) na (re)construção da(s) identidade(s), na carreira e no desenvolvimento profissional dos docentes.
Os resultados que evidenciaremos resultam de uma investigação realizada no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, em Portugal, com professores do 1º CEB.
A necessidade de elevar os padrões de ensino tem movido os governos europeus a introduzir reformas no trabalho docente com o intuito de melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos e, consequentemente, o sucesso educativo. Assim, no caso português, o Ministério da Educação interpretou esta necessidade procedendo a alterações profundas do Estatuto da Carreira Docente e, em simultâneo, à implementação de um novo modelo de avaliação do desempenho, alegando a indispensabilidade de promover o desenvolvimento profissional na escola para que o trabalho dos professores seja eficaz e ocasione melhores resultados na escola e na sala de aula.
Tendo em consideração o que foi referido, formulamos algumas das nossas questões de investigação: as escolas possuem as condições necessárias à promoção do desenvolvimento profissional? Serão os ambientes e os contextos de trabalho propícios à aprendizagem docente? Que oportunidades de aprendizagem são criadas aos professores?
Neste texto iremos explicitar as percepções dos professores do 1º CEB relatadas nas narrativas biográficas escritas e orais recolhidas em dois períodos distintos (2008 e 2010) e em três grupos de discussão formados para o efeito. Para além das percepções evidenciadas nos textos narrativos dos professores e nas entrevistas de grupo, apresentamos alguns dos resultados recolhidos através da aplicação de um questionário distribuído por 396 professores do 1º CEB e da análise estatística efectuada com os testes Qui-quadrado e Teste t.
De uma forma geral, os resultados estatísticos corroboram as percepções dos professores referidas nas narrativas recolhidas nos dois períodos e indicam-nos, entre outros aspectos, que os professores não se sentem motivados para o desenvolvimento profissional em virtude da ausência de contextos impulsionadores e de condições de trabalho, do mal-estar docente e à escassa diversidade de oportunidades de aprendizagem na escola.