Autor(es):
Herdeiro, Rosalinda
; Silva, Ana Maria Costa e
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/13689
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Identidades; Desenvolvimento profissional; Práticas docentes; Sucesso educativo; Identity(s); Professional development; Practice teachers; Educational success
Descrição
Este texto insere-se numa investigação em
curso, no âmbito de uma tese de doutoramento
em Ciências da Educação, cujo objectivo
é perceber o impacto da recente legislação
– Estatuto da Carreira Docente (ECD) e
respectiva regulamentação da Avaliação do
Desempenho Docente (ADD) – no modo
como os professores percepcionam as suas
práticas e o seu desenvolvimento profi ssional.
Tendo como referência os objectivos desta
investigação, é nossa pretensão, neste texto,
apresentar alguns resultados do estudo empírico,
incidindo essencialmente na relação entre
as práticas e o desenvolvimento profi ssional
dos docentes com o sucesso educativo dos
alunos, à luz da legislação recente.
Neste texto iremos explicitar as perspectivas
de oito professores do 1º CEB, relatadas
nas narrativas biográfi cas escritas e orais recolhidas
em dois períodos distintos – 2006 e
2008 – antes e depois da implementação dos
documentos legais antes referidos. Para além
das percepções evidenciadas nos textos narrativos
dos professores apresentamos alguns dos
resultados recolhidos através da aplicação de
um questionário, distribuído por 396 professores
do 1º CEB, e da análise estatística efectuada
com os testes Qui-quadrado e Teste t.
De uma forma geral, os resultados estatísticos
corroboram as percepções dos professores
referidas nas narrativas recolhidas em
2008 e indicam-nos, entre outros aspectos,
que os professores não se sentem incentivados
para criar novas situações de aprendizagem.
REVISTA GALEGO-PORTUGUESA DE
PSICOLOXÍA E EDUCACIÓN
Vol. 18, (2), Ano 14º-2010 ISSN: 1138-1663
IDENTIDADE(S), PRÁTICAS DOCENTES E SUCESSO EDUCATIVO DOS
ALUNOS: ALGUNS RESULTADOS DE UM ESTUDO LONGITUDINAL
IDENTITY(S), PRACTICE TEACHERS AND EDUCATIONAL SUCCESS OF
STUDENTS: SOME RESULTS OF A LONGITUDINAL STUDY
Rosalinda HERDEIRO
Ana Maria COSTA E SILVA
Universidade do Minho, Instituto de Educação
Campus de Gualtar, Braga – Portugal
Data de recepción: 26/05/2010
Data de aceptación: 05/11/2010
Correspondencia:
anasilva@iep.uminho.pt
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O sucesso educativo dos alunos é colocado
em questão quando os professores asseguram
que têm menos disponibilidade para apoiar os
alunos e que se sentem desmotivados para o
trabalho docente. This text is part of an ongoing
investigation, under a PhD thesis in
Education Sciences, being its main
purpose to understand the impact of recent
legislation – Teaching Career Statute and
the corresponding regulation of the Teacher
Performance Evaluation – on the way
how teachers see their practices and their
professional development.
Bearing our purposes for this
investigation, we seek to present in this text
some results of the empirical study, focusing
primarily on the relation between teachers’
practices and professional development and
the students’ educational success, under the
late legislation.
In this text we will explicit eight primary
school teachers’ overviews, reported in oral
and written biographical narratives gathered
in two different time periods – 2006 and
2008 – before and after those legal documents
were implemented. Besides the perceptions
demonstrated in the teachers’ texts, we present
some of the data we collected through the use
of a questionnaire, which was handed out to
396 primary school teachers, and the statistical
analysis carried out using Chi-square and T
test.
In general, statistical results confirm
teachers’ perceptions which were mentioned
in the narratives collected in 2008, and,
among other aspects, show that teachers do not feel encouraged to create new
learning situations. The educational success
of students is jeopardized when teachers
assure they have less availability to support
students and feel unmotivated concerning
teaching.