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A recolha de verbalizações na análise dos processos cognitivos desenvolvidos du...

Autor(es): Machado, Diogo Novais cv logo 1 ; Coutinho, Clara Pereira cv logo 2 ; Rosário, Pedro cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12648

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Auto-regulação; Hiperdocumentos; Matemática; Verbalizações; Aprendizagem


Descrição
A presente comunicação insere-se num estudo de caso desenvolvido no âmbito de uma Tese de Mestrado, na área da Tecnologia Educativa, sobre o desenvolvimento de um hiperdocumento (desenvolvido para o efeito) e sua influência no desenvolvimento de processos cognitivos, por parte de alunos, durante a resolução de problemas matemáticos. Um dos métodos utilizados no referido estudo foi a recolha das verbalizações dos sujeitos e sua transcrição para posterior descodificação dos processos cognitivos desenvolvidos, de acordo com um quadro teórico desenvolvido para o efeito, baseado numa revisão de literatura sobre a temática. A recolha de verbalizações é um método importante para analisar o discurso dos sujeitos de modo a descodificar os processos cognitivos desenvolvidos durante a realização de determinadas tarefas. O pensamento “flui” no discurso do sujeito, e como tal, ao acedermos a ele, mediante orientações precisas e pertinentes, podemos descodificar o que vai no seu pensamento. Pretendemos esclarecer alguns princípios fundamentais para uma eficaz recolha de verbalizações, fornecendo alguns conselhos pertinentes para a sua correcta utilização na investigação educativa
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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