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Redes sociais como espaços informais de partilha de informações : análise de um...

Autor(es): Lisbôa, Eliana Santana cv logo 1 ; Coutinho, Clara Pereira cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12644

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Redes sociais; Formação; Aprendizagem; Interacção; Informação


Descrição
Com advento da Internet e das tecnologias digitais, a aprendizagem informal assume uma importância acrescida ao tornar possível uma interacção maior entre as pessoas independentemente do contexto social ou geográfico, contribuindo para que as informações sejam divulgadas e actualizadas de uma forma mais rápida e dinâmica. Essa nova forma de conceber a informação tem influenciado significativamente todos os segmentos sociais, em especial a educação, no que diz respeito ao ensino e aprendizagem dos alunos, bem como a formação do professor que precisa entender todo este novo contexto e adequá-lo à sua prática. Tendo como base as reflexões até aqui realizadas, iremos nesse artigo analisar o 1º fórum realizado na rede social PROEDI – Professores na Era Digital (www.proedi.ning.com), que tem como objectivo explorar novas abordagens para a formação e desenvolvimento profissional de professores tornadas possíveis pela emergência do paradigma Web 2.0. O primeiro fórum teve como desafio questionar as potencialidades educativas das redes sociais na formação de professores buscando em primeira mão auscultar a opinião dos membros da comunidade sobre se as redes sociais poderiam (ou não) constituir-se como meios propulsores de múltiplas aprendizagens.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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