Detalhes do Documento

Implementação de metodologias blended-learning no ensino da farmacoterapia base...

Autor(es): Jesus, Ângelo cv logo 1 ; Cruz, Agostinho cv logo 2 ; Gomes, Maria João cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12531

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): B-learning; Farmacoterapia; Simulação; Educação a Distância; Pharmacotherapy; Simulation; Distance education


Descrição
A incorporação de actividades de formação à distância por instituições de ensino superior é considerada um importante contributo para a criação de novas oportunidades de ensino tanto ao nível de formação inicial como da formação contínua. No campo da educação e formação clínica, os educadores e os clínicos vêm progressivamente reconhecendo o potencial das TIC para efeitos de aprendizagem, prática e avaliação de conhecimentos. Na Medicina e na Enfermagem, são prolíficos os trabalhos que ilustram a adaptação das componentes tecnológicas e dos métodos pedagógicos, contudo, tanto quanto foi possível indagar na área da Farmácia, os exemplos internacionais são escassos, e nulos a nível nacional. Nesse sentido este projecto destina-se a avaliar as necessidades subjacentes à implementação de um modelo de b-learning no ensino da Farmacoterapia baseada em Simulações, criá-lo, implementá-lo e por fim avaliar o desempenho do aluno e a sua motivação. The incorporation of distance learning activities by institutions of higher education is considered an important contribution to creating new opportunities for teaching at both initial and continuing training. In the field of and clinical training and education, educators and clinicians are increasingly recognizing thepotential of ICT for learning practices and assessment. In Medicine and Nursing, the works that illustrate the adaptation of technological components and teaching methods are prolific, however, when we look at the Pharmaceutical Education area, the international examples are scarce, and void at the national level. In that sense this project is intended to assess the needs underlying the implementation of amodel of blended learning in the teaching of pharmacotherapy based on simulations, create it, implement it and finally evaluate student performance and motivation.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia