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Como estudam os alunos de elevado rendimento académico? Uma análise centrada na...

Autor(es): Rosário, Pedro cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Guimarães, Carina cv logo 3 ; Pacheco, Mónica cv logo 4

Data: 2001

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12476

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Auto-regulação da aprendizagem; Concepções de aprendizagem; Competência académica; Alto-rendimento


Descrição
A literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho escolar apresentando comportamentos mais auto-regulados (Zimmenman & Martinez-Pons, 1990, 1992). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua motivação e a criatividade, a par da inteligência, centraremos esta investigação na compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos academicamente mais competentes. A amostra tomada é de 558 alunos do Ensino Secundário, divididos em quatro grupos tendo com referência o seu desempenho académico. Os resultados revelaram uma associação estatisticamente significativa entre a competência académica e a preferência do recurso a estratégias de auto-regulação da aprendizagem. Os alunos mais competentes academicamente utilizam no seu trabalho escolar, mais do que os seus colegas, 9 das 14 estratégias de auto-regulação. Estes resultados reforçam a importância na realização académica de um trabalho pessoal mais auto-regulado, sugerindo que o treino e a modelação das estratégias de auto-regulação na sala de aula facilitariam uma aprendizagem mais significativa e incrementariam a competência académica dos alunos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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