Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data


Abordagens à aprendizagem na universidade: um estudo com modelos de equações es...

Trigo, Luísa Ribeiro; Rosário, Pedro; Guimarães, Carina; Jesus, Ana Rita de; Nunez, José Carlos; Cerezo, Rebeca


Desenvolvimento do auto-conceito pela tutoria pedagógica por crianças do primei...

Simões,Fátima; Rodrigues,Leonor; Esgalhado,Graça; Guimarães,Carina

O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de i...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Promover as competências de estudo na Universidade : projecto "Cartas do Gervás...

Rosário, Pedro; Mourão, Rosa; Soares, Serafim; Araújo, Joaquim Filipe; Núñez Perez, José Carlos; González-Pienda, Júlio A.; Solano Pizarro, Paula

O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ...


Estórias para estudar, histórias sobre o estudar : narrativas auto–regulatórias...

Rosário, Pedro; Trigo, João; Guimarães, Carina

No âmbito das novas áreas curriculares não disciplinares do Ensino Básico, apresentamos um dos produtos de um projecto de investigação-acção desenvolvido no Colégio de Nossa Senhora do Rosário e coordenado pelo primeiro autor deste artigo. Este projecto: As (Des)venturas do Testas tenta operacionalizar um modelo teórico da auto-regulação da aprendizagem. Esta ferramenta está ancorada no construto de auto-regula...


Como estudam os alunos de elevado rendimento académico? Uma análise centrada na...

Rosário, Pedro; Almeida, Leandro S.; Guimarães, Carina; Pacheco, Mónica

A literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho escolar apresentando comportamentos mais auto-regulados (Zimmenman & Martinez-Pons, 1990, 1992). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua motivação e a criatividade, a par da inteligência, centraremos esta investigação na compreensão dos proc...


Como enfrentam os alunos universitários as suas tarefas académicas? um enfoque ...

Rosário, Pedro; Almeida, Leandro S.; Guimarães, Carina; Faria, Ana; Prata, Lúcia; Dias, Mónica; Núñez Perez, José Carlos

O modelo teórico SAL tstudents approaches to learning) sugere que as abordagens dos alunos à aprendizagem são influenciadas pelas tarefas escolares concretas, mas também pela exigência percebida do contexto escolar onde o aluno está inserido. As abordagens à aprendizagem – medidas com o QPE (Questionário de Processos de Estudo) uma adaptação do SPQ (Study Processes Quest íonnaíre. Biggs, 1987, 1992) corresponde...


Abordagens ao estudo em alunos de alto rendimento

Rosário, Pedro; Ferreira, Isabel; Guimarães, Carina

A literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho apresentando abordagens profundas na sua aprendizagem (Biggs, 1993, 1996; Kember & Gow, 1994; Ramsden, 1997). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua a motivação e a criatividade, a par da inteligência centraremos esta investigação na compre...


Apoio psicossocial na transição para o ensino superior : um modelo integrado de...

Taveira, Maria do Céu; Maia, Ângela; Santos, Luísa; Castro, Susana Maria da Cunha; Amorim, Patrícia; Rosário, Pedro; Araújo, Sara de Barros


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia