O conceito de identidade aparece, de forma recorrente, em diversas áreas da psicologia, embora nem sempre com o destaque que merece em termos do impacto que têm as relações interpessoais em grupos específicos. O seu carácter relacional e a sua tendência para o crescimento quando são proporcionadas experiências cooperativas, dão suporte à nossa investigação cujo objectivo era testar o impacto de um programa de i...
O processo de auto-regulação da aprendizagem é referenciado a ideias, sentimentos e comportamentos governados pelo próprio para reduzir o espaço que o separa dos seus objectivos. Neste sentido, a auto-regulação exige activar e manter no tempo as cognições e os comportamentos, o que sugere encarar o aluno como um governador do seu processo de aprendizagem. Apresentamos as “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo", uma ...
No âmbito das novas áreas curriculares não disciplinares do Ensino Básico, apresentamos um dos produtos de um projecto de investigação-acção desenvolvido no Colégio de Nossa Senhora do Rosário e coordenado pelo primeiro autor deste artigo. Este projecto: As (Des)venturas do Testas tenta operacionalizar um modelo teórico da auto-regulação da aprendizagem. Esta ferramenta está ancorada no construto de auto-regula...
A literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho escolar apresentando comportamentos mais auto-regulados (Zimmenman & Martinez-Pons, 1990, 1992). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua motivação e a criatividade, a par da inteligência, centraremos esta investigação na compreensão dos proc...
O modelo teórico SAL tstudents approaches to learning) sugere que as abordagens dos alunos à aprendizagem são influenciadas pelas tarefas escolares concretas, mas também pela exigência percebida do contexto escolar onde o aluno está inserido. As abordagens à aprendizagem – medidas com o QPE (Questionário de Processos de Estudo) uma adaptação do SPQ (Study Processes Quest íonnaíre. Biggs, 1987, 1992) corresponde...
A literatura tem referenciado que os alunos academicamente mais competentes organizam de uma forma mais proficiente o seu trabalho apresentando abordagens profundas na sua aprendizagem (Biggs, 1993, 1996; Kember & Gow, 1994; Ramsden, 1997). Situando-nos num marco teórico organizador do discurso da sobredotação que inclua a motivação e a criatividade, a par da inteligência centraremos esta investigação na compre...
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