Autor(es):
Almeida, Leandro S.
; Vasconcelos, Rosa
; Machado, Carolina
; Soares, Ana Paula
; Morais, Natércia
Data: 2002
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/12068
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ensino superior; Perfil estudantil
Descrição
O Ensino Superior em Portugal conheceu, nos últimos anos, acentuadas mudanças na sua morfologia e composição. Estas transformações acarretaram novos desafios às instituições universitárias, entre os quais, se destaca, o de responder, de forma eficaz, a um número cada vez maior e mais diversificado de alunos. Neste contexto, procedeu-se à caracterização dos estudantes que, no ano lectivo 2001-02 ingressaram na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (N=1923), nos diferentes cursos de licenciatura da Universidade do Minho. Esta caracterização considera algumas variáveis sócio-demográficas dos alunos, bem como variáveis relativas ao seu percurso escolar anterior e àquilo que esperam poder encontrar/realizar na Universidade (expectativas académicas). A amostra estudada indica uma elevada percentagem de alunos a frequentar o curso e o estabelecimento de ensino alvo de 1ª opção (64.9% e 75.5% dos alunos, respectivamente). A análise de algumas variáveis sócio-demográficas, mostra que a maioria dos alunos é proveniente de uma classe social média, oriunda do distrito de Braga e distritos limítrofes, e cujas habilitações escolares dos pais não ultrapassam, na maioria dos casos (66%), o 9º ano de escolaridade. Os resultados sugerem expectativas mais elevadas de investimento nas aprendizagens e nas oportunidades de formação e concretização dos objectivos/planos vocacionais dos estudantes do sexo feminino. No que concerne à opção e área do curso não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas, contudo tais diferenças voltam a encontrar-se na maioria das dimensões consideradas a favor dos alunos deslocados dos seus ambientes familiares para frequentar a Universidade.