Este estudo insere-se num projecto de investigação mais vasto, intitulado Formação e Avaliação em Contexto Universitário, que integra uma equipa multidisciplinar e elementos de várias Escolas/Institutos da Universidade do Minho (UM). Trata-se de um projectos que engloba três vertentes complementares - formação, apoio e investigação - e procura contribuir para uma melhor fundamentação e avaliação da Universidade...
Apresentamos a validação do questionário Percepções do Ensino pelos Alunos (PEA), inspirado no Student’s Evaluation of Educational Quality (SEEQ; Marsh, 2001), tomando 41 962 questionários recolhidos no segundo semestre de 2003/04 na Universidade do Minho. A partir dos coeficientes de correlação entre os itens por dimensões do questionário, procedemos à redução de 33 para 23 itens. A estrutura factorial não rep...
Dissertação de mestrado em Psicologia, área de Psicologia Escolar. ; A necessidade de maior responsabilidade pela melhoria da qualidade do ensino tem sido um tópico conciliador de interesse crescente no contexto do ensino superior. Em muitos casos, a avaliação da docência tomando as percepções dos alunos tem sido uma fonte importante da qualidade do ensino. Além disso, constitui uma medida directa de satisfaçã...
As part of an investigation project “Transition, Adaptation and Academic Success of Students in Higher Education”, financed by the Fundação Calouste Gulbenkian (Program of Support of Projects in the Educational Research Domain - 2001), and having these ideas in mind, we have evaluated 1st year students expectations. At the beginning of the school year (during registration in the University), the students answer...
O Ensino Superior em Portugal conheceu, nos últimos anos, acentuadas mudanças na sua morfologia e composição. Estas transformações acarretaram novos desafios às instituições universitárias, entre os quais, se destaca, o de responder, de forma eficaz, a um número cada vez maior e mais diversificado de alunos. Neste contexto, procedeu-se à caracterização dos estudantes que, no ano lectivo 2001-02 ingressaram na 1...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |