Detalhes do Documento

Provas cognitivas centradas nos traços e nos processos : construção e validação

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Morais, Fátima cv logo 2 ; Rosário, Pedro cv logo 3 ; Vilaça, Isabel cv logo 4 ; Antunes, Ana Maria Pereira cv logo 5

Data: 1999

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11882

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
No quadro de um projecto de investigação tendo em vista uma análise diferencial da capacidade preditiva do desempenho escolar por parte de testes clássicos de inteligência e testes mais voltados para uma avaliação processual do desempenho cognitivo, descreve-se aqui os procedimentos de construção das versões iniciais das provas de resolução de problemas por insight, de descoberta de problemas (problem -finding), de desenvolvimento conceptual, e de pensamento metafórico. Os índices obtidos em termos de consistência e validade interna, mesmo que promissores, apontam ainda algumas dificuldades operacionais na avaliação destes construtos. Estas dificuldades, em boa medida inerentes à falta de referenciais teóricos e de instrumentos para a sua avaliação, justificam reformulações nos procedimentos de aplicação das provas, assim como mudanças específicas nos itens de algumas provas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia