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A dança como fator de desenvolvimento pessoal e de inclusão: perceções de um gr...

Antunes, Ana Maria Pereira; Silva, Carolina; Araújo, Liliana

Nos últimos anos a arte tem sido associada à promoção da inclusão. O objetivo deste trabalho é analisar as perceções do impacto do grupo de Dança Inclusiva, Grupo Dançando com a Diferença, no desenvolvimento pessoal e na inclusão social dos seus elementos. No estudo participaram 20 sujeitos: 12 bailarinos (cinco bailarinos sem necessidades especiais e sete com necessidades especiais), cinco elementos que fazem ...




Os programas de enriquecimento como resposta aos alunos sobredotados numa escol...

Antunes, Ana Maria Pereira; Almeida, Leandro S.

Neste trabalho reflectimos sobre o apoio psico-educativo que a escola inclusiva pode considerar face aos alunos com altas habilidades, centrando-se especificamente na modalidade de enriquecimento. Este, integrado numa lógica de promoção cognitiva e de “ensinar a pensar” assume, diversas vezes, a forma de programas de enriquecimento, caracterizados por proporcionarem aos alunos mais capazes um conjunto de activi...


O programa "Para Lá do 9 Ano!" : aplicação junto de um grupo de alunos mais cap...

Antunes, Ana Maria Pereira; Almeida, Leandro S.

A intervenção vocacional aparece, inevitavelmente, associada ao trabalho do psicólogo escolar, constituindo uma referência importante da sua actividade profissional. Ainda que esta forma de intervenção se realize, diversas vezes, em grupo deve contemplar a individualidade e as características de grupos específicos. Com a realização deste trabalho pretendemos apresentar o programa de orientação vocacional “Para ...


Alunos com altas habilidades : valor preditivo dos critérios de identificação

Antunes, Ana Maria Pereira; Almeida, Leandro S.

A identificação dos alunos sobredotados e talentosos implica a ponderação e a adopção de critérios e procedimentos de avaliação que permitam caracterizar com validade os alunos sinalizados. Nesse sentido, a necessidade de contemplar várias fontes de informação pressupõe uma certa complexidade no processo de identificação, sendo que o recurso a uma identificação multi-referencial permite o alargamento do número ...


Práticas educativas na sobredotação : diferenciação curricular e estratégias co...

Antunes, Ana Maria Pereira; Almeida, Leandro S.

A escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da compleme...


O apoio psico-educativo a alunos com altas habilidades : um programa de enrique...

Antunes, Ana Maria Pereira

Tese de Doutoramento em Psicologia - Ramo do Conhecimento em Psicologia da Educação ; A temática da sobredotação integra algumas incertezas e ambiguidades. Apesar dos alunos sobredotados e talentosos terem direito a uma educação diferenciada, não costumam ser alvo de atenção especial por parte do sistema escolar e dos intervenientes educativos. Ao longo desta dissertação procuramos analisar e reflectir sobre e...


Provas cognitivas centradas nos traços e nos processos : construção e validação

Almeida, Leandro S.; Morais, Fátima; Rosário, Pedro; Vilaça, Isabel; Antunes, Ana Maria Pereira

No quadro de um projecto de investigação tendo em vista uma análise diferencial da capacidade preditiva do desempenho escolar por parte de testes clássicos de inteligência e testes mais voltados para uma avaliação processual do desempenho cognitivo, descreve-se aqui os procedimentos de construção das versões iniciais das provas de resolução de problemas por insight, de descoberta de problemas (problem -finding)...


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