Autor(es):
Rosário, Pedro
; Almeida, Leandro S.
; Núñez Perez, José Carlos
; González-Pienda, Júlio A.
Data: 2004
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11874
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Abordagem à aprendizagem; Estratégias de aprendizagem; Orientações à aprendizagem; Motivação; Approach to the learning; Learning strategies; Orientations to the learning; Motivation
Descrição
A partir dos anos 70, emergiram dois referenciais para se investigar as abordagens dos alunos à aprendizagem. O
primeiro, qualitativo, baseado nos estudos de Marton e colaboradores; o outro, desenvolvido por Biggs e
colaboradores, e por Entwistle. O QPA (Questionário de Processos de Aprendizagem), uma adaptação para a
língua portuguesa do Learning Processes Questionnaire, foi usado para avaliar as abordagens à aprendizagem. A
dimensionalidade desse instrumento tem sido discutida na literatura, perguntando-se se três fatores (superficial,
profundo e de alto rendimento) mostraram a descrição mais apropriada do construto. Os dados obtidos reforçam a
convicção de que existem duas orientações fundamentais à aprendizagem, distinguindo-se pela presença ou ausência
da intenção para compreender o material a aprender, tal como foi sugerido nos estudos iniciais por Marton e Säljö.
Ressalta-se a necessidade de uma discussão complementar sobre a natureza substantiva da abordagem de alto
rendimento em futuras investigações. Starting from the seventies, two frameworks investigating the approaches to learning emerged. The first one,
qualitative, from Marton and collaborators’ studies, and the other one developed by Biggs and collaborators, and by
Entwistle. Approaches to the learning evaluation was done with QPA (Questionário de Processos da
Aprendizagem), a portuguese adaptation of Learning Processes Questionnaire. The dimensional structure of approaches
to learning has been discussed in the literature, wondering if three factors superficial, deep and strategic, showed the
most appropriate description of the construct. The data reinforce the conviction of two fundamental orientations to
learning standing for the presence or absence of the intention to understand the material to learn, just as suggested
in the initial studies by Marton and Saljo. A complementary discussion on the substantive nature of the strategic
approach is needed on future research.