Author(s):
Lisbôa, Eliana Santana
; Coutinho, Clara Pereira
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/11725
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Internet; Redes sociais; Comunidades virtuais; Orkut; Social networks; Virtual communities; e-moderator
Description
Na actual sociedade, também denominada sociedade da informação, do conhecimento e, mais recentemente, da aprendizagem, temos vivenciado profundas mudanças na economia, na política, na educação e, principalmente, nas formas de conceber o conhecimento. O presente artigo pretende investigar se as comunidades virtuais criadas a partir de software da Web social, podem (ou não) constituir como ambientes de aprendizagem informal para o desenvolvimento profissional dos professores. Para o efeito, foi realizado um estudo exploratório envolvendo 75 (setenta e cinco) comunidades da rede social Orkut que versavam sobre o eixo temático Educação, Formação e Tecnologia. No contexto da análise realizada, detectámos que havia diferenças nas dinâmicas de funcionamento das comunidades que tinham o e-moderador como elemento dinamizador (comunidades moderadas) e as que não tinham esse elemento (comunidades públicas), aspectos que são o objecto de estudo na presente comunicação. Nowadays, the society we are living
in is commonly called information and knowledge
society. Recently, it has been called learning society
and has been suffering deep changes in economy,
politics, education and, mostly, in the way we
conceive knowledge. The present article investigates
whether virtual communities created from Social
Web Software, can (or cannot) constitute an
informal learning environment to the professional
development of teachers. To achieve this aim, an
exploratory study was done involving 75 (seventyfive)
communities from Orkut Social Network,
which approached the themes of Education,
Formation and Technology. In this context of
analysis, we have detected some differences in the
functioning dynamics of communities that had an emoderator
has a dynamizor element (moderated
communities) and those who hadn't that element (public communities), aspects that are the theme of
the present communication/speech.