Autor(es):
Soares, Diana L.
; Almeida, Leandro S.
; Ferreira, Joaquim Armando G.
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11538
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Ensino Superior; Adaptação académica; Sucesso académico
Descrição
Este estudo pretende caracterizar os novos públicos que acedem ao Ensino Superior, mais concretamente os alunos maiores de 23 anos, bem como avaliar a sua transição e adaptação a este contexto, inferindo-se as variáveis que mediam estes processos. Para tal, numa primeira fase, procedeu-se à realização de entrevistas semi-estruturadas a oito alunos que frequentam a Universidade do Minho. Posteriormente, auscultaram-se seis alunos a realizar licenciatura, recorrendo-se à metodologia de focus group. A informação recolhida foi organizada em função das dimensões do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997): dimensão pessoal (percepções pessoais, bem-estar, identidade), dimensão interpessoal (relacionamento com colegas e professores), dimensão vocacional (curso, carreira), dimensão estudo (métodos e estratégias de estudo, aproveitamento) e dimensão institucional (serviços, equipamentos e estruturas). Para além das verbalizações dos estudantes na lógica das cinco dimensões do QVA, os discursos obtidos fizeram salientar a singularidade deste grupo de estudantes.