Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Percursos vocacionais e vivências académicas : o caso dos alunos maiores de 23 ...

Soares, Diana L.; Almeida, Leandro S.; Ferreira, Joaquim Armando G.

Este estudo pretende caracterizar os novos públicos que acedem ao Ensino Superior, mais concretamente os alunos maiores de 23 anos, bem como avaliar a sua transição e adaptação a este contexto, inferindo-se as variáveis que mediam estes processos. Para tal, numa primeira fase, procedeu-se à realização de entrevistas semi-estruturadas a oito alunos que frequentam a Universidade do Minho. Posteriormente, ausculta...


Scaling the Information Load of Occupations: Preliminary Findings of the Fit Be...

Haase, Richard F.; Ferreira, Joaquim Armando G. A.; Santos, Eduardo J. R.; Aguayo, Gina M.; Fallon, Melissa M.

Person—Environment (P-E) fit models provide a conceptually powerful way to think about career development, vocational choice, and occupational success. The work reported here focuses on yet another pair of P-E criteria: self-reported individual capacity for information processing (the ability to tolerate information overload from a variety of stimulus sources), and the corresponding demand characteristics for i...


Questionário de Vivências Académicas : versão integral (QVA) e versão reduzida ...

Soares, Ana Paula; Almeida, Leandro S.; Ferreira, Joaquim Armando G.


Transição e adaptação à universidade : apresentação de alguns instrumentos de m...

Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula; Ferreira, Joaquim Armando G.; Tavares, José

Nos últimos anos os estudos sobre os processos de transição, adaptação, sucesso e desenvolvimento humanos de jovens inseridos em instituições do Ensino Superior portuguesas, têm assumido uma importância crescente entre os investigadores nacionais. Neste contexto, tem-se assistido a um esforço de construção, validação e/ou adaptação de instrumentos de avaliação psicológica que torne possível o desenvolvimento de...


Questionário de Vivências Académicas (QVA e QVA-r)

Almeida, Leandro S.; Ferreira, Joaquim Armando G.; Soares, Ana Paula


Contributos para a avaliação do inventário de desenvolvimento da autonomia de I...

Soares, Ana Paula; Ferreira, Joaquim Armando G.; Almeida, Leandro S.

A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. Várias estudos têm procurado identificar os factores pessoais (aluno) e contextuais (instituição) associados a uma melhor adaptação e à obtenção de níveis adequados de sucesso. Os factores académicos, embora importantes na expli...


Questionário de Vivências Académicas (QVA-r) : avaliação do ajustamento dos est...

Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula; Ferreira, Joaquim Armando G.

O insucesso e a evasão no ensino superior atingem níveis preocupantes na maioria dos países. Importa conhecer as suas causas e implementar as medidas, sobretudo preventivas, que possam diminuir o custo individual, familiar e social de tais situações. No presente trabalho, apresenta-se os procedimentos de construção e validação de uma versão reduzida do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferrei...


Adaptação académica em estudantes do 1º ano : diferenças de género, situação de...

Ferreira, Joaquim Armando G.; Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula

Num compromisso entre as abordagens desenvolvimentistas e contextuais (teorias de impacto) na adaptação, desenvolvimento psicossocial e rendimento académico dos estudantes universitários, os autores analisam as vivências de uma amostra de estudantes da Universidade do Minho (N=1273), a partir do Questionário de Vivências Académicas (QVA; Almeida & Ferreira, 1997), organizado em 17 subescalas que procuram avalia...


Transição para o ensino superior : apresentação de questionário de vivências ac...

Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula; Ferreira, Joaquim Armando G.

A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem assumido uma importância crescente na literatura psicológica quer no plano teórico, quer no plano empírico e da intervenção. O mesmo incremento, mesmo que mais recente, tem também ocorrido na literatura psicológica portuguesa. No entanto, apesar de se assistir actualmente ao desenvolvimento profícuo de estudos sobre os processos de adaptação e desenvol...


Transição e adaptação à Universidade : apresentação do Questionário de Vivência...

Almeida, Leandro S.; Soares, Ana Paula; Ferreira, Joaquim Armando G.

Este artigo analisa o processo de transição e adaptação à Universidade e apresenta o Questionário de Vivências Académicas (QVA – Almeida & Ferreira, 1997). O questionário, com meros objectivos de despiste, assenta no princípio de que, em todos os processos de transição e adaptação, convergem as características anteriores dos indivíduos e as exigências inerentes ao novo estatuto e contexto. A interacção de todas...


11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia