Detalhes do Documento

Bateria "Aurora" : estudos exploratórios de adaptação e validação em Portugal

Autor(es): Salgado, Ana Isabel Gomes cv logo 1 ; Martins, Virgínia A. cv logo 2 ; Almeida, Leandro S. cv logo 3 ; Correia, Luís de Miranda cv logo 4

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11421

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
No quadro de alguma insatisfação com o tipo de provas usadas pelos psicólogos na avaliação da inteligência, em particular em contextos educativos, a Universidade Yale assume nesta última década um projecto internacional de validação da Bateria AURORA. Esta bateria de provas emerge da teoria triárquica de inteligência de Robert Sternberg, e pretende avaliar habilidades cognitivas nos domínios da inteligência analítica, criativa e prática. As tarefas propostas para cada uma destas inteligências recorrem a conteúdos verbais, numéricos e figurativos, procurando sempre situações bastante apelativas (motivantes) e associadas ao quotidiano das crianças/adolescentes (validade ecológica). A Bateria aparece, ainda, mencionada como um contributo futuro à identificação de alunos com características de sobredotação, ultrapassando as limitações apontadas habitualmente aos testes de QI. Nesta comunicação, a par da descrição das provas, descrevemos os estudos qualitativos e quantitativos iniciados junto de crianças e adolescentes portugueses, tendo em vista a adaptação e validação da Bateria.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia