Encontrados 7 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Learning difficulties : a portuguese perspective of a universal issue

Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda; Hallahan, Daniel P.

In this article we present findings of a study that was conducted with the purpose of deepening the knowledge about the field of learning difficulties in Portugal. Therefore, within these findings we will discuss across several cultural boundaries, themes related with the existence of learning difficulties as a construct, the terminology, the political, social and scientific influences on the field, and the mod...


Perturbações de espectro do autismo e programas de intervenção educativa : o ca...

Alves, Ana Paula Antunes; Correia, Luís de Miranda; Pereira, Ana Paula da Silva

Os estudos da criança, ao considerarem que o desenvolvimento da criança se tece a partir de uma rede de interações entre a família, pares, cuidadores e sociedade levam a que se olhe para a criança diferente utilizando lentes com diferentes perspectivas. Este olhar vai implicar uma escolha, quer no tipo de instrumentos que vão ser utilizados para observar, quer na forma de interpretar esta criança que, não se en...


Avaliação das funções executivas em alunos do 2.º ciclo do ensino básico e e su...

Ribeiro, Isabel Gonçalves; Santos, Anabela Cruz dos; Correia, Luís de Miranda

Este estudo resultou do processo de tradução e de adaptação para Português Europeu do instrumento Behavior Rating Inventory of Executive Functions (versão para professores – BRIEF; Gioia, Isquith, Guy, & Kenworthy, 2000 e versão para alunos – BRIEF-SR; Guy, Isquith, & Gioia, 2004), o qual disponibiliza uma medida psicométrica das funções executivas, sendo frequentemente utilizado na avaliação de crianças dado o...


Bateria "Aurora" : estudos exploratórios de adaptação e validação em Portugal

Salgado, Ana Isabel Gomes; Martins, Virgínia A.; Almeida, Leandro S.; Correia, Luís de Miranda

No quadro de alguma insatisfação com o tipo de provas usadas pelos psicólogos na avaliação da inteligência, em particular em contextos educativos, a Universidade Yale assume nesta última década um projecto internacional de validação da Bateria AURORA. Esta bateria de provas emerge da teoria triárquica de inteligência de Robert Sternberg, e pretende avaliar habilidades cognitivas nos domínios da inteligência ana...


Modelo de atendimento à diversidade: práticas eficazes no ensino da leitura jun...

Alves, Paula Marisa Fortunato Vaz; Correia, Luís de Miranda; Martins, Ana Paula Loução

A presente comunicação tem como finalidade dar a conhecer um projecto de investigação, que decorre desde Outubro de 2009, e cuja execução prática terá início no ano lectivo de 2010/2011. Pretende-se, antes de mais, criar um espaço de reflexão em torno da problemática das Dificuldades de Aprendizagem Específicas centradas na leitura. Estima-se que, em Portugal, cerca de 48% dos alunos com Necessidades Educativas...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Modelo de atendimento à diversidade: práticas eficazes no ensino da leitura jun...

Alves, Paula Marisa Fortunato Vaz; Martins, Ana Paula Loução; Correia, Luís de Miranda

O presente poster tem como finalidade dar a conhecer um projecto de investigação, que decorre desde Outubro de 2009, e cuja execução prática terá início no ano lectivo de 2010/2011. Pretende-se, antes de mais, criar um espaço de reflexão em torno da problemática das Dificuldades de Aprendizagem Específicas centradas na leitura. Estima-se que, em Portugal, cerca de 48% dos alunos com Necessidades Educativas Espe...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Para uma definição portuguesa de dificuldades de aprendizagem específicas

Correia,Luís de Miranda

Sabe-se, hoje em dia, que há um grupo de alunos cujas desordens neurológicas interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, reflectindo-se, estas desordens, numa discapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais, que ao não ser abrangido pelos serviços e apoios da educação especial, sente um prolongado insucesso acad...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

7 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia