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Escala de Competências de Estudo : resultados de um estudo de validação no Inst...

Autor(es): Seco, Graça cv logo 1 ; Almeida, Leandro S. cv logo 2 ; Alves, Sandra cv logo 3 ; Pereira, Patrícia cv logo 4 ; Filipe, Luís cv logo 5 ; Fonseca, Susana cv logo 6 ; Martins, Virgínia A. cv logo 7

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11415

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição
Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais propostas pelos autores, parecem identificar duas formas de auto-regulação nos alunos: uma mais centrada nos comportamentos e condutas quotidianas (organização do estudo) e outra mais dirigida por aspectos motivacionais e cognitivos. São apresentados os resultados centrados na delimitação das duas dimensões, assim como a sua associação a níveis de rendimento escolar (disciplinas em atraso e médias obtidas) e diferenciação segundo o género, idade e tipo de curso frequentado pelos alunos. As correlações com o rendimento são mais elevadas tomando a dimensão mais comportamental da autoregulação, sendo que as alunas apresentam médias mais elevadas nas duas dimensões e os alunos mais velhos apresentam níveis mais elevados de auto-regulação em termos motivacionais e cognitivos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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