Encontrados 32 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

O email como complemento da terapia no contexto do ensino superior

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra

Diversas investigações caracterizam a intervenção psicológica no contexto do Ensino Superior (ES) como uma psicoterapia breve (Grayson, 2006) com características próprias, sendo a relação terapêutica estabelecida entre o psicólogo e o cliente considerada o aspeto mais importante e, muitas vezes, o principal fator promotor da mudança (Pinkerton, Talley, & Cooper, 2009). De acordo com a investigação realizada por...

Data: 2014   |   Origem: IC-online

Non-traditional adult students at the Polytechnic Institute of Leiria (PIL): ch...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Alves, Sandra

Comunicação apresentada na Conferência "Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in) success and dropout", que decorreu de 31 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013 na Universidade do Algarve. ; In the last few years, the expansion and diversification of the higher education system has been noticeable. Since 2006, the Non-traditional Adult Students (NTAS) have been increasing in Portuguese hi...

Data: 2013   |   Origem: IC-online

Rede Alumni : uma estratégia responsável ao serviço do desenvolvimento do turi...

Ferraz, Francisco António Vaz Guedes Delgado; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Beato, Isabel Maria de Sousa Henriques

Comunicação apresentada no VI International Tourism Congress, ESTM, Peniche, 2013. ; Organizations including higher education institutions need to enhance the relationships with their stakeholders, especially with their alumni, in order to promote a set of long term mutual competitive advantages. In this way, organizational sustainability is gaining new ground and plays a fundamental role as a way of attaining...

Data: 2013   |   Origem: IC-online

Escala de Competências de Estudo : resultados de um estudo de validação no Inst...

Seco, Graça; Almeida, Leandro S.; Alves, Sandra; Pereira, Patrícia; Filipe, Luís; Fonseca, Susana; Martins, Virgínia A.

Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais ...


Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécni...

Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília

A presente proposta pretende dar a conhecer o estudo que temos vindo a desenvolver no NIDE do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o qual tem como objectivo principal conhecer os índices de satisfação dos estudantes finalistas do IPL com esta instituição e sua relação com o sucesso académico. Iniciaremos a apresentação com um resumo da revisão da literatura sobre os factores associados ao sucesso no ensino su...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Inst...

Alves, Sandra; Filipe, Luís; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Marcelino

Apesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos n...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

(In)sucesso académico no ensino superior : factores e estratégias de intervenção

Brites, J. F.; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Abreu, Maria Odília

O tema do (in)sucesso académico no Ensino Superior (ES) tem sido debatido por estudantes, docentes, instituições de ES, governo e pela sociedade em geral com perspectivas diversas mas com preocupações comuns: o insucesso como um problema mas também como causa de outras realidades igualmente preocupantes (e.g.: abandono escolar no ensino superior, número de anos para terminar um curso, satisfação individual com ...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Escala de competências de estudo: resultados de um estudo de validação no Insti...

Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Almeida, Leandro S.; Alves, Sandra; Pereira, Patricia; Filipe, Luís

Descreve-se um estudo exploratório de construção e validação de uma escala voltada para a avaliação das competências de estudo e abordagens à aprendizagem por parte de alunos do Ensino Superior Politécnico. Uma amostra de 264 alunos foi considerada neste estudo, tendo-se recorrido à Escala de Competências de Estudo (ECE – Almeida & Joly, em preparação). Os resultados, longe de confirmarem as dimensões iniciais ...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Ser optimista acerca do optimismo : sua importância na gestão do stresse de est...

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no I Congresso Nacional RESAPES-AP, que decorreu em Maio de 2010 na Universidade de Aveiro. ; O optimismo surge associado a um melhor bem-estar físico e psicológico durante períodos de stresse. Este trabalho visa avaliar o optimismo dos estudantes e analisar a relação entre esta variável e a percepção de situações de stresse em ensino clínico de Enfermagem e as manifestações do stresse....

Data: 2010   |   Origem: IC-online

Optimismo e stresse em estudantes de Enfermagem

Custódio, Susana Margarida Rodrigues; Pereira, Anabela Maria Sousa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista

Comunicação apresentada no XVII Congreso INFAD sobre “Dificultades Sociales y Psicología Positiva de la Vida realizado em Zamora em Abr. 2010. ; O optimismo é considerado um recurso pessoal que influencia as respostas do indivíduo ao stresse e que contribui para o seu bem-estar. Este estudo quantitativo tem como objectivos avaliar o optimismo dos estudantes e verificar a existência de diferenças em função do s...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

32 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia