Autor(es):
Silva, Nuno Miguel Pinto da
; Fernandes, José António
; Alves, Maria Palmira
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/11303
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Formação contínua; Práticas lectivas; Matemática; Formation continue; Pratiques des enseignants; Mathématiques
Descrição
Desde há muito que os educadores e a sociedade em geral se preocupam com o insucesso na disciplina de Matemática. Esta preocupação tem originado, nos últimos anos, da parte dos responsáveis educativos, a implementação de acções conducentes à minimização deste problema. De entre tais acções, salienta-se o Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores do 1º ciclo do ensino básico, que tem por principal meta melhorar o ensino da Matemática e, em consequência, as aprendizagens dos alunos.
Nesta comunicação, apresentamos uma investigação sobre a influência do PFCM nas práticas lectivas de Matemática de professores do 1º ciclo do ensino básico. Para tal, conduzimos um estudo, envolvendo 197 formandos, que frequentaram o referido programa, numa mesma instituição do ensino superior. A recolha de dados foi efectuada através da administração, aos formandos, de dois questionários muito semelhantes, um aplicado antes e outro depois da formação, contemplando várias dimensões, das quais se aborda aqui apenas a dimensão das práticas lectivas.
Em termos de resultados, verificou-se que a frequência do programa teve uma influência positiva nas percepções dos professores ao nível de alguns aspectos relacionados com a preparação da prática lectiva, da sua implementação e da sua avaliação. Depuis longtemps, les éducateurs et la société en général se sont préoccupés par l’échec scolaire en Mathématiques. Cette préoccupation a conduit, ces dernières années, les responsables éducatifs à la mise en oeuvre de plusieurs actions, visant à minimiser ce problème. Parmi ces actions, on relève le Programme de Formation Continue en Maths (PFCM) pour les enseignants du 1er cycle de l'enseignement de base, dont l'objectif principal est d'améliorer l'enseignement des maths et, donc, l'apprentissage des élèves. Dans cette communication, nous présentons une recherche sur l'influence du PFCM dans les pratiques des enseignants de maths du 1er cycle de l'enseignement de base. À cette fin, nous avons mené une étude portant sur 197 enseignants, qui ont suivi le programme dans une seule institution d'enseignement supérieur. Les données ont été collectées par l'administration, auprès des enseignants, de deux questionnaires très similaires, administrés avant et après la formation, couvrant des différentes dimensions, dont nous abordons ici celle des pratiques des enseignants. En termes de résultats, on observe que la fréquence du programme a eu une influence positive sur les perceptions des enseignants concernant la préparation des cours, leur mise en oeuvre et leur évaluation.