Detalhes do Documento

Influência de um programa de formação contínua em Matemática no conhecimento di...

Autor(es): Silva, Nuno Miguel Pinto da cv logo 1 ; Fernandes, José António cv logo 2 ; Alves, Maria Palmira cv logo 3

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10943

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Conhecimento didáctico; Professores do 1.º ciclo; Formação contínua


Descrição
Nesta comunicação relata-se parte de um estudo centrado na influência do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) no conhecimento didáctico do professor do 1.º ciclo do ensino básico. Participaram, nesta fase do estudo, dez formandos, pertencentes ao mesmo Agrupamento de escolas e que frequentaram o PFCM no ano lectivo de 2007/2008, numa mesma instituição do ensino superior. Os resultados indiciam que o PFCM contribuiu para a melhoria do conhecimento matemático e didáctico dos formandos ao nível do significado dos objectos matemáticos, das dificuldades, erros e obstáculos dos alunos na aprendizagem, da importância das capacidades transversais, resolução de problemas, comunicação e raciocínio matemático, e da análise de situações de ensino, metodologias específicas e recursos didácticos.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia