Autor(es):
Dionísio, Maria de Lourdes da Trindade
; Castro, Rui Vieira de
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10610
Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho
Assunto(s): Livros didácticos; Leitura; Ideologia; School textbooks; Reading; Ideology
Descrição
Este estudo assume que a versão do mundo veiculada pelos livros didáticos procura garantir
ou reforçar a adesão dos seus leitores a um determinado sistema de crenças e valores
que necessariamente se gera num quadro de relações intersubjectivas, instituindo o
outro como termo dessa relação. Neste sentido, o seu objecto é a representação do
outro que é diverso do leitor ideal do livro didáctico, o outro que habitou ou habita um
espaço diverso daquele em que esse leitor se inscreve. Para o efeito foi seleccionado
um corpus de livros didácticos correspondente a três momentos significativos de reconfiguração
do currículo dos estudos pós-primários em Portugal: os finais dos anos
trinta do século vinte, com a consolidação do Estado Novo no campo da educação; a
transformação operada no final dos anos sessenta com a criação do ciclo preparatório
do ensino secundário, que sinaliza transformações relevantes no sistema educativo;
finalmente, o primeiro momento de significativa estabilização democrática, no início
dos anos noventa do século passado. Operando-se sobre diferentes modos textuais –
verbal e icónico, a análise é desenvolvida em dois momentos principais envolvendo (i)
a tipificação do outro – quem é o outro que é representado; (ii) a qualificação que do
outro é produzido – que disposições discursivas, designadamente ao nível da
modalidade, são utilizadas para a produção da representação. This text presumes that the version of the world that the school textbooks convey
seeks for guarantying or reinforcing the adherence of their readers to a certain system
of beliefs and values that, necessarily, is generated within a frame of intersubjective
relationships, constituting the other as the end of that relation. In this sense, its object
is the representation of the other that is different from the ideal reader of the school
book; the other that inhabited or inhabits a space different from the one of that ideal
reader. With this aim, we selected a corpus of school textbooks that correspond to
three meaningful moments of the curricular reconfiguration of the post-primary studies
in Portugal: the late thirties of the twentieth century, with the cement of the New State
(Estado Novo) in the field of Education; the creation of the Preparatory Cycle in the
sixties, that signal relevant changes in the educational system; finally, the first moment
of significative democratic stabilization in the beginning of the nineties of the last
century. The analysis is conducted upon different textual modes – verbal and iconic,
and it is developed in two main moments: (i) the typification of the other – who the
represented other is; (ii) the produced characterization of the other – what discoursive
dispositions, namely modality, produce the particular representation.