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A especificidade de ser professor de Ciências da Natureza : reflexões em torno ...

Autor(es): Guimarães, Fernando cv logo 1 ; Cavadas, Bento cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10324

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Ciências da Natureza; Conhecimento científico/escolar; Manuais escolares


Descrição
Esta comunicação pretende actualizar um modo de compreender o domínio disciplinar em que se inscreve, tendo na sua génese duas dissertações de Doutoramento intituladas A Botânica nos Manuais Escolares dos Ensinos Primário e Básico (1º Ciclo) no século XX em Portugal (Guimarães, 2007) e A Evolução dos Manuais Escolares de Ciências Naturais do Ensino Secundário em Portugal 1836-2005 (Cavadas, 2008a). Estas investigações cruzaram-se em dois eixos de análise: a interpretação da forma como o conhecimento produzido sobre botânica foi induzido pelas políticas de educação, nomeadamente pelas alterações curriculares; a compreensão de como estas questões foram expressas nos manuais escolares de Ciências da Natureza, durante o século XX, em Portugal. Neste trabalho são apresentadas as pontes estabelecidas entre as dissertações efectuadas, procurando-se enfatizar a especificidade de ser professor no Ensino Básico a partir do conhecimento científico apropriado pela escola, transformando-o em conhecimento escolar.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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