Encontrados 26 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação in...

Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete

O processo de Bolonha trouxe diversos desafios à formação profissional que ocorre no Ensino Superior no espaço europeu. Nesse âmbito, surgiram novas exigências no processo de formação de educadores e professores, nomeadamente a atribuição de grande importância à investigação, reconhecendo que esse processo deve combinar a prática com a investigação para promover o desenvolvimento global dos futuros docentes. Ne...


As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a origem das espécies/The conceptions ...

Cavadas, Bento; Linhares, Elisabete; Silva, Filipa; Blindorro, Joana; Gomes, Mara; Clemente, Rita; Santos, Sara

Póster apresentado no Workshop “Actively learning evolution: methods and resources” do XIV Congress of the European Society for Evolutionary Biology, realizado a 19 de agosto 2013 na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. ; Este estudo exploratório visou diagnosticar as perspetivas dominantes sobre a origem das espécies nos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Utilizou-se como instrumento ...


Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professores

Linhares, Elisabete; Cavadas, Bento

Este estudo centra-se no trabalho investigativo desenvolvido pelos estudantes da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio (IEM) do curso de Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém. Os principais objetivos deste trabalho são apresentar as metodologias de ensino usadas em IEM, compreender como o trabalho desenvolvido em IEM foi percebido pelos estudantes e conhecer ...


As conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a Roda dos Alimentos

Felizardo, Diana; Bento, Joana; Noné, Laura; Conde, Micaela; Cavadas, Bento

Este trabalho de investigação foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Investigação em Estudo do Meio da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Os seus principais objetivos foram identificar as conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a roda dos alimentos, nomeadamente a quantidade de fatias que conhecem e a sua constituição, dando especial a...


A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico nas atividades experimentai...

Correia, Joana; Cavadas, Bento

Através desta investigação pretendeu-se conhecer a influência das atividades experimentais das ciências no desenvolvimento da autonomia dos alunos do Ensino Básico na realização das várias tarefas dessas atividades. Para tal foram propostas quatro atividades experimentais (I, II, III e IV) consecutivas aos alunos, com distintos graus de abertura, a partir das quais foi avaliado o grau de autonomia evidenciado p...


Práticas inovadoras nos manuais escolares de Zoologia : a introdução de ativida...

Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando

Colecção Ciências da Educação ; Os manuais escolares de ciências têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico, integrando aspetos relativos à sequência e ao ritmo da sua transmissão através, por exemplo, das atividades laboratoriais que propõem, desempenhando, assim, importantes funções pedagógicas e didáticas (Fracalanza & Megid-Neto, 2003;...


PRÁTICAS INOVADORAS NOS MANUAIS ESCOLARES DE ZOOLOGIA: A INTRODUÇÃO DAS ATIVIDA...

Cavadas, Bento; Guimarães, Fernando

Os manuais escolares de ciências têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico, integrando aspetos relativos à sequência e ao ritmo da sua transmissão através, por exemplo, das atividades laboratoriais que propõem, desempenhando, assim, importantes funções pedagógicas e didáticas. Este estudo assume como objetivo principal analisar quais os ti...


Os medos dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Roberto, Rafaela; Miranda, Tatiana; Cavadas, Bento

O sentimento de medo pauta, desde o nascimento, vários momentos da vida do ser humano. Constitui, essencialmente, um mecanismo de sobrevivência. O objetivo fulcral deste estudo foi identificar os medos dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como as representações iconográficas são um meio da criança relatar com mais facilidade as suas ideias e vivências, foram recolhidos desenhos de 129 alunos sobre o seu ma...


Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o sistema digestivo

Moreira, Dalila; Almeida, Liliana; Lopes, Mónica; Veiga, Vânia; Cavadas, Bento

Este estudo exploratório teve como objetivo determinar os conhecimentos dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) sobre o sistema digestivo. Usou-se uma adaptação do método seguido por Dantas (2006). O instrumento de recolha de dados utilizado foi o desenho. Solicitou-se a 69 alunos (37 raparigas e 32 rapazes) do 4.º ano, de quatro escolas do distrito de Santarém, que elaborassem um desenho sobre a cons...


Conceções dos alunos do 1º ciclo do ensino básico sobre o lobo ibérico

Glória, Ana Catarina; Rosa, Cláudia; Cavadas, Bento

O lobo ibérico (Canis lupus signatus) é um predador de topo, cuja função ecológica é muitas vezes incompreendida. Historicamente suscitou muitos ódios e, mais recentemente, preocupações com a sua viabilidade enquanto espécie. Esta investigação diagnosticou as conceções dos alunos dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo. Para tal, foram analisados 164 desenhos sobre essa espécie, os quais...


26 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia