Dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação do Prof. Doutor Eurico Manuel Elias de Morais Carrapatoso
Colecção Ciências da Educação ; Os manuais escolares de ciências têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico, integrando aspetos relativos à sequência e ao ritmo da sua transmissão através, por exemplo, das atividades laboratoriais que propõem, desempenhando, assim, importantes funções pedagógicas e didáticas (Fracalanza & Megid-Neto, 2003;...
Generally, the teaching of botany is seen as mainly based on the transmission of knowledge and on empirical-logical thinking, in a context of scientific knowledge and with the purpose of affirming truth about the world. From this perspective, both in Brazil and in Portugal botany is usually seen as a list of scientific names remote from the daily life of students, which might make classes demotivating. This pro...
Os manuais escolares de ciências têm para a escola uma importância fundamental na conformação das formas e dos conteúdos do conhecimento pedagógico, integrando aspetos relativos à sequência e ao ritmo da sua transmissão através, por exemplo, das atividades laboratoriais que propõem, desempenhando, assim, importantes funções pedagógicas e didáticas. Este estudo assume como objetivo principal analisar quais os ti...
This paper aims to update a method of understanding the domain in question. It is the outcome of a research carried out by a Working Group on Distance Education and e-Learning (GT-EADEL), based on the principles and initiatives stated by the executive board of the University of Minho’s Institute of Education. This study was based on the need to identify perceptions, concepts, teaching practices and requirements...
Está hoje bem patente no número de publicações que regularmente podemos encontrar em diversas revistas científicas, o reconhecimento da relevância educativa das Ciências na escola básica a nível nacional e internacional. Contudo, é inquestionável que a implementação das Ciências dos níveis de escolaridade mais baixos tem-se revelado um empreendimento difícil e complexo. Tal como muitas outras áreas, também o en...
A 1.ª República foi palco de uma multiplicidade de alterações e intenções educativas que tentaram influenciar o modo de ensino vigente. Os manuais escolares, devido a serem uma importante fonte do conhecimento científico e pedagógico, revestem-se como objectos de estudo significativos sobre o ambiente educativo dessa altura. Este trabalho visa dar um contributo para o campo da análise manualística, ao apresenta...
No sentido de identificar práticas de e-learning no Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho (UM) foi realizado um estudo exploratório que envolveu todos os docentes em exercício de funções no ano letivo de 2009/2010. Para o efeito foi concebido o questionário ―Práticas, percepções e necessidades de formação dos docentes do IE relativamente à Educação a Distância e e-learning‖ que, após um processo d...
This paper aims to update a method of understanding the domain in question. It is the outcome of a research carried out by a Working Group on Distance Education and e-Learning (GT-EADEL), based on the principles and initiatives stated by the executive board of the University of Minho’s Institute of Education. This study was based on the need to identify perceptions, concepts, teaching practices and requirements...
Textbooks are of great importance to school and teaching especially in the conformation of forms and contents of pedagogical knowledge. In what natural sciences are concerned, textbooks are aimed at promoting scientific literacy, environment education, the understanding of social and ecological reality. Textbooks develop also important pedagogical functions due to sequence and rhythm of the transmission of know...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |