Detalhes do Documento

Investigação-acção : metodologia preferencial nas práticas educativas

Autor(es): Coutinho, Clara Pereira cv logo 1 ; Sousa, Adão cv logo 2 ; Dias, Anabela cv logo 3 ; Bessa, Fátima cv logo 4 ; Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha cv logo 5 ; Vieira, Sandra Regina cv logo 6

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/10148

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): Investigação-acção; Educação; Metodologia; Action-research; Methodology; Educational research


Descrição
Neste trabalho pretende-se enquadrar a metodologia da Investigação-Acção na prática da investigação educativa. Para tal, começamos por contextualizá-la no paradigma que a suporta, introduzimos os conceitos inerentes à prática reflexiva, para, de seguida apontarmos algumas definições do que é a Investigação-Acção, fornecidas por autores que têm estudado esta vertente da investigação educativa. Apresentamos as suas características mais marcantes, as finalidades a que se propõe e as marcas que a distinguem de outras metodologias da pesquisa em educação. Por fim, referenciam-se as suas modalidades básicas, alguns dos modelos mais representativos e actuais, e, por último, enunciam-se as técnicas e instrumentos mais utilizados na recolha de dados numa Investigação-Acção. Em jeito de conclusão apuramos alguns contributos que esta metodologia oferece ao estudo dos problemas nascidos na acção educativa. In this paper we discuss Action-Research (A-R) as a preferred methodology to study educational practices. We begin presenting the conceptual paradigm that supports Action-Research, introducing the concepts of reflection on practice and presenting some definitions proposed by the authors who conceptualized it as a method for researching the educational issues. We present Action-Research methodology main features, as well as the characteristics that differentiate it from other research methods in education. At last we present the most actual models of A-R, as well as the techniques and instruments used for collecting data. Finally we collect and comment the contributions this methodology offers to the study issues related to educational practices.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia