Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Autobiografia em vídeo : um estudo de caso com alunos do 6.º ano de escolaridade

Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha; Oliveira, Lia Raquel

A criação, por adolescentes, de pequenos filmes (audiovideografia), sobre si próprios e sobre o seu mundo, contribui para a construção e afirmação da sua identidade de forma positiva? Apresentamos um estudo de caso de natureza qualitativa durante o qual alunos usaram as tecnologias vídeo numa experiência de relato autobiográfico. Tivemos como objectivos: contribuir para uma consciencialização dos alunos relativ...


Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do ...

Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha

Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) ; A criação, por adolescentes, de pequenos filmes (audiovideografia), sobre si próprios e sobre o seu mundo, contribui para a construção e afirmação da sua identidade de forma positiva? Entendendo a consciência e afirmação da identidade como um factor positivo, ou seja, de impulsionador da auto-estima e do bem-estar pessoal, colocamos a hipó...


Audiovideografia e aprendizagem : um estudo de caso com alunos do 6º ano do ens...

Costa, Ângela Manuela Pereira; Oliveira, Lia Raquel; Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha

Até que ponto a audiovideografia (realização de filmes pelos alunos, passando por todas a fases de concepção, produção e realização) pode ser mediadora de novas formas de aprendizagem? Será que a actividade de audiovideografia contribui para uma melhor compreensão dos assuntos abordados e para uma aprendizagem significativa? Para tentar dar resposta a estas questões constitui-se um estudo de caso, de natureza q...


Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do ...

Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha; Oliveira, Lia Raquel

A criação, por adolescentes, de pequenos filmes (audiovideografia), sobre si próprios e sobre o seu mundo, contribui para a construção e afirmação da sua identidade de forma positiva? Entendendo a consciência e afirmação da identidade como um factor positivo, ou seja, de impulsionador da autoestima e do bem-estar pessoal, colocamos a hipótese de que tal conduza a um estado de predisposição e motivação para a ap...


Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do ...

Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha; Oliveira, Lia Raquel

O trabalho de investigação aqui apresentado tem por objectivo estudar e, se possível, tentar demosntrar que a audiovideografia na perspectiva de "video-educativo na 1ª pessoa" pode constituir uma ajuda importante para a aprendizagem do aluno, sobretudo na tomada de consciência da sua identidade e nos processos de auto-regulação. Parece-nos que, se ao aluno for permitido ter um papel activo, criativo, participat...


Investigação-acção : metodologia preferencial nas práticas educativas

Coutinho, Clara Pereira; Sousa, Adão; Dias, Anabela; Bessa, Fátima; Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha; Vieira, Sandra Regina

Neste trabalho pretende-se enquadrar a metodologia da Investigação-Acção na prática da investigação educativa. Para tal, começamos por contextualizá-la no paradigma que a suporta, introduzimos os conceitos inerentes à prática reflexiva, para, de seguida apontarmos algumas definições do que é a Investigação-Acção, fornecidas por autores que têm estudado esta vertente da investigação educativa. Apresentamos as su...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor









Data



Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia