Author(s):
Ferreira, Maria José Rodrigues Cunha
; Oliveira, Lia Raquel
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10048
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Audiovideografia
Description
A criação, por adolescentes, de pequenos filmes (audiovideografia), sobre si próprios e sobre o seu
mundo, contribui para a construção e afirmação da sua identidade de forma positiva? Entendendo a
consciência e afirmação da identidade como um factor positivo, ou seja, de impulsionador da autoestima e do bem-estar pessoal, colocamos a hipótese de que tal conduza a um estado de predisposição
e motivação para a aprendizagem e para vivências gratificantes da escolaridade.
Para procurar resposta para esta questão concebeu-se um estudo de caso de natureza qualitativa durante o qual um grupo de alunos usou as tecnologias vídeo numa experiência de relato
autobiográfico. Tivemos como objectivos: contribuir para uma consciencialização dos alunos
relativamente à sua identidade, sensibilizando para as identidades alheias; motivar os alunos para uma
vivência positiva da escolaridade, fomentando o seu desejo de aprender e o seu empenhamento nas actividades; proporcionar uma aproximação das linguagens usadas na escola às linguagens usadas fora da escola; promover a cidadania, através da aprendizagem da linguagem audiovisual.
Verificamos que a escola passou a ser, para estes jovens, um espaço mais agradável, gratificante e de aprendizagem auto-motivada e que se desencadeou um processo de reflexão que contribuiu para a construção/afirmação da identidade ajudando a ultrapassar dificuldades de aprendizagem ligadas a um baixo auto-conceito.