Document details

O modelo ITIC : uma estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem na escolar...

Author(s): Cruz, Sónia cv logo 1 ; Carvalho, Ana Amélia Amorim cv logo 2

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/10000

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho

Subject(s): Modelo ITIC; Web 2.0; Construtivismo; Teoria do envolvimento; Modelo ARCS


Description
A presente comunicação apresenta o Modelo ITIC (Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação) e as características que o compõem, reflectindo sobre a pertinência de o utilizar em contexto educativo como forma de promover situações de aprendizagem, essencialmente, com recurso às ferramentas da Web 2.0. Descreve-se a base teórica que o envolve - Construtivismo, Teoria do Envolvimento e Modelo ARCS – e explicita-se de que modo as ferramentas de informação, de comunicação e ferramentas colaborativas podem ser aplicadas em sala de aula em qualquer disciplina do currículo. Finalmente são apresentados dois exemplos que evidenciam como o Modelo ITIC pode ser operacionalizado.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU