Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning

Carvalho, Ana Amélia Amorim, org.; Cruz, Sónia, org.; Marques, Célio Gonçalo, org.; Moura, Adelina, org.; Santos, Idalina, org.


A dignidade em lares de idosos

Cruz, Sónia Alexandra Barros

A dignidade humana é um conceito socialmente construído por uma diversidade de valores e preferências individuais com implicações diretas na prática de cuidados em lares de idosos. A sua reflexão é presentemente escassa no panorama científico português, vislumbrando-se pertinente para uma ação futura mais adequada ao cuidado ético e personalista. O tema desta dissertação é discutir o conceito de dignidade nos c...

Data: 2014   |   Origem: Repositório Comum

Atas do 2º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Cruz, Sónia; Marques, Célio Gonçalo; Moura, Adelina; Santos, Idalina

FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto Estratégico do CIEd - PEst-OE/CED/UI1661/2014


Atas do Encontro sobre Jogos e Mobile Learning

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Pessoa, Teresa; Cruz, Sónia; Moura, Adelina; Marques, Célio Gonçalo; Santos, Idalina Lourido


Videoconferência : promover a comunicação nos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico

Cruz, Sónia; Carvalho, Ana Amélia Amorim

A presente comunicação aborda a integração de Videoconferência em contexto de sala de aula, reflectindo sobre a necessidade de utilizar este sistema como forma de promover situações de aprendizagem, em particular a competência da comunicação. De seguida, descreve-se o estudo efectuado com um ex-combatente durante o módulo “Portugal: do autoritarismo à democracia” e reflecte-se sobre os resultados obtidos.


Proposta de um modelo de integração das tecnologias de informação e comunicação...

Cruz, Sónia

Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa) ; Para a maioria dos alunos, a Web constitui a primeira fonte de informação. Além disso, a utilização de recursos e ferramentas da Web 2.0 no processo de ensino aprendizagem torna-se cada vez mais pertinente, uma vez que promovem novas formas de aprender, de pensar e de ensinar oferecendo ao aluno um papel que não se...


Modelo ITIC : uma possibilidade para a integração curricular das TIC na escolar...

Cruz, Sónia; Carvalho, Ana Amélia Amorim

O presente artigo expõe o Modelo ITIC (Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação) e evidencia as características que o compõem. Descreve-se a base teórica que o compõe - Construtivismo, Teoria do Envolvimento e Modelo ARCS – e explicita-se o modo como as ferramentas de informação, de comunicação e ferramentas colaborativas podem promover situações de aprendizagem, em particular com recurso às ferra...


O Podcast no ensino básico

Cruz, Sónia

A presente comunicação reflecte sobre as potencialidades que o podcast possibilita ao professor de modo a que este se sinta capaz de o usar em contexto de sala de aula, abordando, por isso, possíveis usos e contextos da sua utilização, em particular no ensino básico. De seguida são apresentados exemplos concretos e oferecem-se algumas sugestões para criar e/ou rentabilizar podcasts disponíveis ...


O modelo ITIC : uma estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem na escolar...

Cruz, Sónia; Carvalho, Ana Amélia Amorim

A presente comunicação apresenta o Modelo ITIC (Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação) e as características que o compõem, reflectindo sobre a pertinência de o utilizar em contexto educativo como forma de promover situações de aprendizagem, essencialmente, com recurso às ferramentas da Web 2.0. Descreve-se a base teórica que o envolve - Construtivismo, Teoria do Envolvimento e Modelo ARCS – e e...


Pedagogical potentialities of podcasts in learning : reactions from K-12 to uni...

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Cruz, Sónia; Moura, Adelina

This paper stresses the use of podcasts in learning, describing different types of podcasts in learning situations, namely knowledge content, instructions, and feedback to students’ assignments. Four studies are described involving students from 9th grade, 11th grade, undergraduates and graduates students. Each study deals with a different type of podcasts and we analysed learners’ acceptance or rejection. The ...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data










Tipo de Documento






Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia