Autor(es):
Spilker, Maria João
; Silva, Maria Paula
; Morgado, Lina
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/3031
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): E-Learning; Conferências; Web 2.0; Aprendizagem formal e informal; Networking; Elearning; Conferences; Formal and informal learning; III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning
Descrição
Este artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um momento extracurricular de confraternização.
O artigo expõe um recorte dos resultados de um estudo de caso realizado sobre a Conferência myMPeL, 2011 para analisar a perceção da participação dos mestrandos no evento, com a finalidade de dar um contributo para a melhoria da organização de futuras edições da conferência do MPeL. Para o efeito foi aplicado aos participantes do myMPeL, 2011 um inquérito por questionário online.
Os resultados encontrados apontaram para a capacidade de um evento deste tipo permitir a consolidação e/ou desenvolvimento de competências essenciais na Sociedade Digital e em Rede e, em especial, no mundo académico, tais como: desenvolvimento de trabalho colaborativo online; proficiência no manuseamento das Tecnologias de Informação e Comunicação; seleção adequada de ferramentas e serviços da Web para suporte e promoção da aprendizagem, coletiva e individual.
As autoras avaliam como muito pertinente o estudo aprofundado da utilização de ferramentas e ambientes emergente da Web 2.0, utilizadas em todas as fases da conferência (conceção, preparação, realização, e follow up), como fatores potenciadores do grau de satisfação por parte de todos os intervenientes do evento.
Conclui-se que a conferência myMPeL se confirmou como espaço de aprendizagem, permitindo a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências, momentos de socialização entre colegas de mestrado e entre estudantes e docentes, e a abertura do MPeL a uma comunidade de profissionais interessados na Educação a Distância e Elearning. This article describes an innovative extracurricular activity, designed within the Master Course in Elearning Pedagogy, at the Open University in Portugal. It consisted in proposing the 4th master's course edition students a project work to substantiate their active participation in the design, organization and implementation of the second edition of the myMPeL Conference. This event is considered an extracurricular time for confraternization.
The paper presents an outline of the results of a case study on the myMPeL, 2011 Conference. Its purpose was to analyse the master students’ perception of their participation at the event, in order to provide a contribution to improving the organization of future editions of the Master Course Conference. To achieve this, the participants were asked to fill in an online questionnaire.
The results indicate that an event of this type allows for the consolidation and/or development of core competencies in Networking and Digital Society, and especially in the academic world, such as: improvement of online collaborative work; proficiency in handling Information and Communication Technologies and proper selection of tools and Web services to support and promote collective and individual learning.
The authors evaluate this in-depth study of the use of tools and emerging Web 2.0 environments as very relevant. These were used in all phases of the conference (design, preparation, implementation, and follow up) as enhancer factors for the satisfaction degree of the participants in the event.
It is concluded that the myMPeL, 2011 Conference confirmed itself as a learning moment, enabling knowledge construction, development of skills, socialization time between peer master students and students and teachers, and it allowed the opening of the course to a community of professionals interested in Distance Education and Elearning.