Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre o formato PechaKucha, quando em aplicação no contexto educacional. A proposta de atividade, de natureza voluntária, deu-se no âmbito de duas edições da Conferência myMPeL e confirma-se como momento de “celebração da aprendizagem” do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. Os estudantes do mestrado são incentivados a participar ativamente na conferênci...
O objetivo deste artigo é apresentar caminhos para o uso prático da mobilidade dentro e fora da sala de aula em contexto de educação formal e informal e visando o desenvolvimento profissional de professores e o aprendizado dos alunos. Examinaremos o uso de tablets, celulares e laptops, as diferenças entre os dispositivos móveis computacionais e seus principais acessórios, como, por exemplo: os mini-projetores. ...
Tendo como pano de fundo a iniciativa Moodle Brasil. Net, projeto pensado e implementado em novembro de 2006, este trabalho apresenta reflexões sobre as experiências e vivências de uma comunidade de aprendizagem com o foco no debate sobre a inclusão digital e as tecnologias da informação e comunicação aplicadas. Aborda, assim, uma temática atual e pertinente sobretudo no que concerne a aprendizagem contínua e a...
O livro de atas do III Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e Elearning, realizado em Lisboa em dezembro de 2013, reúne um vasto conjunto de comunicações apresentadas no evento e que se distribuem por 10 grandes temas a saber: EaD e Políticas educativas; Boas Práticas em Educação Online; Modelos e Processos Pedagógicos em Educação online; Web 2.0 e tecnologias emergentes; Pedagogias emergentes (PLEs...
Este artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um...
No presente texto propõe-se uma abordagem focada nos ambientes de aprendizagem online, nas características, elementos e diretrizes pedagógicas que se desenvolvem na sequência de tendências e perspetivas atuais. Partindo de uma visão mais tradicional de ambientes de aprendizagem online, apresentam-se algumas das atuais tendências, assim como as oportunidades e desafios inerentes a esses cenários emergentes. J...
Simpósio Internacional realizado em Viseu de 13 a 15 de novembro de 2013 ; Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre ambientes de aprendizagem e a sua força inovadora e disruptiva, quer a nível do indivíduo aprendente, bem como no âmbito das políticas institucionais.Parte-se de questões orientadoras e explora-se as implicações advindas do acesso aberto e universal ao saber para o aprendente e as ...
Dissertação de Mestrado em Pedagogia de E-Learning apresentada à Universidade Aberta ; As conferências definem-se como sendo momentos privilegiados nos quais acontece partilha e construção de conhecimentos entre profissionais de uma mesma especialidade, uma comunidade de interesse, que pode vir a constituir-se como uma comunidade de prática ou mesmo de aprendizagem. Neste trabalho apresenta-se um estudo cujo p...
Conferência realizada em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho de 2011 ; This article describes an activity that was developed in the curriculum unit of Models of Distance Education, as part of the Master program of eLearning Pedagogy, at Universidade Aberta, Portugal. The students were asked to assume the roles of author of a theme and reviewer of another. Several existing and emerging models and theories relev...
Na sequência do primeiro encontro realizado em Portugal, nas Caldas da Rainha, em 2007, o principal propósito do CaldasMoodle‘08 era o de proporcionar um espaço de encontro de todos quantos se interessam e usam a plataforma Moodle para fins pedagógicos no nosso país. Visando permitir a partilha e a reflexão em torno das experiências entretanto desenvolvidas no terreno por alunos e professores, foram propostas p...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |