Encontrados 21 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Cenários de futuro na Educação a Distância e Elearning no ensino superior em Po...

Costa, Angelina; Universidade Aberta; Morgado, Lina; Universidade Aberta

O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a estenível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e na construç&at...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Cenários de futuro na educação a distância e elearning no ensino superior em Po...

Costa, Angelina; Morgado, Lina

O ensino superior vive complexos momentos de mudança à escala mundial. O desenvolvimento exponencial das tecnologias e, consequentemente, da educação a distância e do elearning, os novos públicos que têm acesso a este nível de ensino, o facto de ser, pela sua natureza, um espaço de inovação na relação e na construção do conhecimento, os desenvolvimentos científicos, concretamente na área da educação e das tecno...


O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científi...

Spilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, Lina

Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre o formato PechaKucha, quando em aplicação no contexto educacional. A proposta de atividade, de natureza voluntária, deu-se no âmbito de duas edições da Conferência myMPeL e confirma-se como momento de “celebração da aprendizagem” do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. Os estudantes do mestrado são incentivados a participar ativamente na conferênci...


Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de ...

Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, Lina

Este artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um...


Realidade Aumentada mediada por tecnologias móveis no ensino da enfermagem

Jorge, Nelson; Gaspar, Pedro; Morgado, Lina

Este projeto integra a Realidade Aumentada (RA) no ensino da enfermagem, utilizando objetos digitais imersos no mundo real para simular a resolução (diagnóstico e tratamento) de casos clínicos de feridas. Acreditamos que a RA, aliada ao diagnóstico e tratamento destas feridas, permitirá um diagnóstico imersivo e mais pormenorizado, podendo trazer benefícios para odesenvolvimento de competências no ensino da enf...


Educação online no ensino superior : um programa de doutoramento em Educação a ...

Pereira, Alda; Mendes, António Quintas; Morgado, Lina

As extraordinárias mudanças económicas, sociais e culturais associadas ao desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação não podem deixar de ser também atuantes nas Universidades e no Ensino Superior em geral nomeadamente pela emergência da Educação Online nas suas diversas cambiantes. Neste artigo descrevemos o processo de virtualização da Universidade Aberta (Portugal) que passou de ser uma Un...


Discussão online no ensino superior: o papel dos fóruns na aprendizagem colabor...

Oliveira, Teresa; Morgado, Lina

II Congresso Internacional TIC e Educação. Lisboa, 30 Novembro a 2 Dezembro de 2012 ; Este estudo de caso é uma reflexão empírica sobre o aprofundamento dos significados em contexto fórum de discussão online no ensino superior. Tem por objetivo a compreensão do processo interativo de construção do conhecimento naquele contexto, a caracterização da aprendizagem decorrente dessa prática colaborativa, bem como o ...


Aprendizagem colaborativa nos fóruns online : estudo de caso no ensino superior

Oliveira, Teresa; Morgado, Lina

2ª Conferência Online realizada de 8-19 de outubro de 2012 ; Este estudo de caso é um reflexão empírica sobre o aprofundamento dos significados em contexto fórum de discussão online. Tem por objetivo a compreensão do processo interativo de construção do conhecimento naquele contexto, a caracterização da aprendizagem decorrente dessa prática colaborativa, bem como o conhecimento das perceções dos estudantes sob...


An authoring and peer reviewing activity in the Master’s Program of eLearning P...

Silva, Paula; Spilker, Maria João; Moleirinho, Marina; Morgado, Lina

Conferência realizada em Lisboa, de 27 de junho a 1 de julho de 2011 ; This article describes an activity that was developed in the curriculum unit of Models of Distance Education, as part of the Master program of eLearning Pedagogy, at Universidade Aberta, Portugal. The students were asked to assume the roles of author of a theme and reviewer of another. Several existing and emerging models and theories relev...


Contextos de aprendizagem 2.0: a utilização de ferramentas Web 2.0 para uma apr...

Jorge, Nelson; Morgado, Lina

O presente artigo aborda a utilização de ferramentas Web 2.0 no ensino online como potenciadoras de ambientes sociais interactivos e culturais, promovendo uma aprendizagem em contexto. O estudo realizou-se com estudantes de um curso de mestrado na área do e-Learning que participaram numa actividade sobre a temática Web 2.0 onde caracterizaram este conceito e exploraram várias destas ferramentas. A actividade fo...


21 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento




Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia