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O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protóti...

Autor(es): Bidarra, José cv logo 1 ; Figueiredo, Mauro cv logo 2 ; Valadas, Sandra cv logo 3 ; Vilhena, Carla cv logo 4

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/2803

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): eBooks; iPad; Gamebook; Modelo pedagógico


Descrição
Perante a disseminação global de plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos) que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem. Numa primeira fase, após análise dos recursos disponíveis atualmente nas ferramentas gratuitas ou abertas, construímos um modelo de livro dinâmico capaz de funcionar como um jogo educativo para a disciplina “Estudo do Meio”, destinado a crianças do 4º ano de escolaridade, intitulado “Aventuras no Guadiana”. O desenvolvimento do protótipo respeitou a filosofia de base subjacente a um jogo, constituindo um livro eletrónico interativo no formato iBook 2, adequado a ser utilizado num iPad por crianças de 9-10 anos de idade. Os testes preliminares com o nosso protótipo sugerem haver usabilidade na tecnologia iBook e potencialidades pedagógicas no modelo proposto.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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