Segundo o International Digital Publishing Forum (IDPF), que aprovou em 2011 a versão 3 das normas EPUB para distribuição e intercâmbio de publicações digitais, é importante ter especificações globais para a criação de documentos baseados nas normas da Web, permitindo o desenvolvimento de novas ferramentas, mas também trazendo novos desafios, para o desenvolvimento progresso da tecnologia dos ebooks. A investig...
Na sociedade atual, a capacidade de usar a informação escrita de forma generalizada é essencial, tanto mais verificando-se com crescente acuidade serem o conhecimento e a informação fatores determinantes da integração social. Neste sentido, a promoção da literacia, aqui entendida como um conceito que se aproxima do domínio psicolinguístico, destacando o uso do saber transmitido realiza e reforça a liberdade ind...
InforAbERTA 2014 - IV Jornadas de Informática ; Apresentação efetuada nas IV Jornadas de Informática da Universidade Aberta
This paper argues that the dominant form of distance learning that is common in most e-learning systems rests on a set of learning devices and environments that may be outdated from the student’s perspective, namely because it is not supportive of learner empowerment and does not facilitate the efforts of self-directed learners. For this study we gathered and examined data on student’s use of Personal Learning ...
In this paper authors present the overall study that includes the model developed (VS Model) and the experiences performed, with an automatic bidirectional sign language translator, between written and sign language, which is being supervised by the research group GILT (Graphics, interaction & learning technologies) under the frame of a national project called Virtual Sign (VS project). This project aims to dev...
O presente estudo faz a análise de uma nova conjuntura em que alguns jogos e aplicações multimédia comerciais podem ser usados no ensino, no sentido de compreender se podem ter um papel a desempenhar na aprendizagem musical em sala de aula. O objetivo deste estudo preliminar é analisar quais, e através de que meios, os jogos e as aplicações multimédia ditas “musicais” podem promover a aprendizagem da m...
Atas da "6th International Conference on Digital Arts - crossing digital boundaries", realizada na Universidade do Algarve, Faro, de 7-9 novembro de 2012
Perante a disseminação global de plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos) que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem...
Perante a disseminação global de poderosas plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos)que sejam eficazes em várias situações de ensino e de apr...
This chapter discusses the selection and potential use of electronic games and simulations in distance learning supported by an operational model called AIDLET. After analyzing the different approaches to the use of games and simulations in education, and discussing their benefits and shortcomings, a framework was developed to facilitate the selection, repurposing, design and implementation of games and simulat...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |