Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Abordagens ao estudo e sucesso acad??mico no ensino superior

Valadas, Sandra T.; Ara??jo, Alexandra Maria Dantas de Castro; Almeida, Leandro S.

Volume tem??tico da Revista e-psi "Adapta????o e sucesso acad??mico no ensino superior" ; O sucesso acad??mico no Ensino Superior tem sido associado ?? qualidade do envolvimento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem. Uma das formas de analisar este envolvimento recorre ao conceito de abordagens ?? aprendizagem ou ao estudo, que t??m sido tipificadas como profunda, superficial e estrat??gica. Este artigo a...


A comparative study on the health and well-being of adolescent immigrants in Sp...

Hernando, Angel; Nunes, Cristina; Torres, Carmen Cruz; Lemos, Ida; Valadas, Sandra Teodósio

The terms on which the integration of new generations of immigrants into Portuguese and Spanish societies happens will have a decisive influence in the future of both countries. Therefore, promoting their health, well-being, and psychosocial adaptation is a matter of strategic interest. This paper analyses psychosocial factors associated with well-being and psychological adjustment on a sample of 108 adolescent...


Perfis de aprendizagem de estudantes do Ensino Superior

Valadas, Sandra Teodósio; Faísca, Luís

Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percecionam e vivenciam as experiências de aprendizagem, foram objetivos centrais do presente trabalho avaliar os significados atribuídos à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e compreender se serão divergentes as abordagens ao estudo e as conceções de aprendizagem de estudantes d...


Validação da versão portuguesa da Situational Motivation Scale (SIMS) em contex...

Gamboa, Vitor; Valadas, Sandra Teodósio; Paixão, Olímpio

A Escala da Motivação Situacional – SIMS (Guay, Vallerand & Blanchard, 2000), procura avaliar, de acordo com o modelo hierárquico da motivação intrínseca / extrínseca de Vallerand (1997), a motivação experimentada no decurso da realização de uma tarefa específica. Na presente comunicação pretendemos dar conta dos principais resultados do estudo de tradução e adaptação à população portuguesa da SIMS, junto de um...


A liderança escolar numa escola privada: um estudo de caso na região do Algarve

Galego, Cláudio; Valadas, Sandra Teodósio

A liderança escolar tem vindo a ser objeto de diversos estudos ao longo dos anos tendo assistido, em termos de perspetivas e modelos que suportam o conceito, a uma evolução a par das teorias de gestão e administração de empresas. Na verdade, as primeiras perspetivas sobre a liderança e gestão escolar tiveram na base trabalhos na área da gestão e administração, facto a que não são alheias as crescentes press...


Aspetos metodológicos do inquérito por entrevista

Valadas, Sandra Teodósio; Ribeiro Gonçalves, Fernando

Tendo com pano de fundo as perspetivas dos atores mais diretamente envolvidos no processo de avaliação externa de escolas do ensino não superior, iremos centrar-nos, fundamentalmente, na recolha de opiniões junto dos diretores de escolas relativamente ao impacto e efeitos da avaliação externa. A comunicação centrar-se-á nos diferentes tipos de entrevista (diretiva, semi diretiva e não diretiva) e procedime...


O gamebook como modelo pedagógico: investigação e desenvolvimento de um protóti...

Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Valadas, Sandra; Vilhena, Carla

Perante a disseminação global de plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos) que sejam eficazes em várias situações de ensino e de aprendizagem...


O gamebook como modelo pedagógico: Investigação e desenvolvimento de um protóti...

Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Valadas, Sandra Teodósio; Vilhena, Carla Cardoso

Perante a disseminação global de poderosas plataformas móveis como o iPad, importa refletir sobre as potencialidades educativas que esses novos instrumentos digitais podem trazer ao ensino e à aprendizagem. A nossa investigação exploratória procurou descobrir até que ponto é possível utilizar formatos comuns de ebooks para criar gamebooks (livros lúdicos)que sejam eficazes em várias situações de ensino e de apr...


Conceptions of learning, approaches to learning and cognitive development: stud...

Valadas, Sandra Teodósio

In this paper we examine concepts referring to learning and teaching in higher education recognized in the literature as study orientations, approaches to learning, study behaviours, approaches to studying and conceptions of learning. We also explored students’ cognitive development and academic success according to some indicators previously studied. An investigation on this subject was developed with emphasis...


Perfis de aprendizagem de Estudantes do Ensino Superior: abordagens ao estudo, ...

Valadas, Sandra Teodósio; Gonçalves, Fernando Ribeiro; Faísca, Luís

Tendo por base o trabalho de Entwistle e colaboradores sobre a forma como os estudantes do ensino superior percepcionam e vivem as experiências de aprendizagem, foram objectivos centrais do presente trabalho, por um lado, conhecer e analisar os significados atribuídos por estudantes à aprendizagem, ao estudo e às preferências por tipos de ensino e, neste sentido, perceber de que forma os estudantes conceptualiz...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia