Author(s):
Reis, Pedro
; Gonçalves, Teresa
; Mesquita, Luciana
Date: 2012
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/9582
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Período probatório; Indução; Supervisão; Desenvolvimento profissional
Description
Os dados apresentados foram recolhidos no âmbito do Programa Supervisão, Acompanhamento e Avaliação
do Período Probatório de Professores, desenvolvido no âmbito de um protocolo celebrado entre
o Ministério da Educação de Portugal, através da Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação
(DGRHE) e a Universidade de Aveiro, através do Laboratório de Avaliação da Qualidade Educativa
(LAQE). Os autores fazem parte da equipa de acompanhamento da primeira implementação do período
probatório de professores em Portugal. Outros membros da equipa: Nilza Costa (Coordenadora), Maria
do Céu Roldão, Idalina Martins, Isabel Candeias, Joana Campos, Maria Figueiredo e Teresa Leite. Durante o ano letivo de 2009-10, foi implementada em Portugal a primeira edição do período probatório para professores, destinado a apoiar os docentes durante o seu ano de integração no quadro de uma escola. Neste artigo, apresenta-se a avaliação que os professores, os mentores e os gestores envolvidos fazem deste processo. Os dados quantitativos e qualitativos foram recolhidos através da aplicação de questionários on-line, dirigidos aos vários intervenientes, e submetidos a análise de conteúdo.
Apesar da resistência inicial dos professores, constata-se que o conjunto dos intervenientes atribui ao período probatório impactos significativos no desenvolvimento profissional dos professores e no desenvolvimento organizacional das escolas, nomeadamente, no que respeita ao reforço do trabalho colaborativo entre os diferentes níveis de gestão e à construção de conhecimento nas áreas da didática e da avaliação de desempenho docente. During the school year of 2009-10, take place the first edition of the Teachers’
Probation Period. Portugal. The paper presents the evaluation of this process
made by the participants teachers, mentors and school directors. The
quantitative and qualitative data were collected using online questionnaires,
addressed to the different agents, and underwent content analysis.
Despite some initial resistance from teachers, it seems that all the agents
recognize significant impacts of the probation period on teachers’ professional
development and schools’ organizational development, namely in the strengthening
of collaborative work between the different levels of school management and the
construction of knowledge in the areas of teaching and teachers’ evaluation. Durante el año académico de 2009-10, se llevó a cabo en Portugal la primera edición del
período probatorio para apoyar a los profesores durante el año de su integración en el
cuadro permanente de docentes de una escuela. Este artículo presenta la evaluación que
los profesores, mentores y directores de escuela participantes de este proceso hacen del
mismo. Los datos cuantitativos y cualitativos se obtuvieron a través de cuestionarios en
línea, dirigidos a todos los involucrados, y sometidos a análisis de contenido.
A pesar de la resistencia inicial de los profesores, se constató que todos los
participantes atribuyen al período probatorio un impacto significativo en el
desarrollo profesional de los docentes y en el desarrollo organizacional de
las escuelas, especialmente en el fortalecimiento de la colaboración entre los
diferentes niveles de gestión y la construcción de conocimiento en las áreas de
la didáctica y de la evaluación del desempeño docente.