Document details

B-learning no ensino superior: as perceções dos estudantes sobre o ambiente de ...

Author(s): Martinho, Domingos cv logo 1 ; Jorge, Idalina cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7096

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Ambiente de aprendizagem; B-learning; Colaboração; Conceção da instrução; Interação


Description
Este trabalho teve por objetivo avaliar as perceções dos estudantes sobre o ambiente de aprendizagem online utilizado na instrução, em regime de b-learning, de duas unidades curriculares de um curso de licenciatura (1º ciclo), da área dos sistemas de informação, de uma instituição de ensino superior portuguesa. Para realizar a investigação, foi construído um ambiente de aprendizagem, suportado nas plataformas de comunicação assíncrona Moodle e síncrona Cisco Web Ex, tendo a conceção da instrução privilegiado as estratégias orientadas para a aprendizagem centrada no estudante. Para responder às questões de investigação utilizou-se a técnica de inquérito por questionário. Os resultados obtidos revelaram que os estudantes têm perceções positivas sobre o ambiente de aprendizagem online. A larga maioria (83,3%) indicou ainda que no futuro prefere optar por instrução em regime de b-learning.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU