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Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências

Autor(es): Ramos, Teresa cv logo 1 ; Boavida, Ana Maria cv logo 2 ; Oliveira, Hélia cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/7078

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Pensamento algébrico; Generalização; Pensamento funcional; Sequências


Descrição
É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade. Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural. Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2.º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente. Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem. Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequência.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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