Document details

As tarefas e a comunicação numa abordagem exploratória no ensino dos números ra...

Author(s): Quaresma, Marisa cv logo 1 ; Ponte, João Pedro da cv logo 2

Date: 2012

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7068

Origin: Repositório da Universidade de Lisboa

Subject(s): Práticas profissionais; Tarefas; Comunicação; Números racionais


Description
Este texto descreve e analisa as práticas letivas usadas em duas aulas de uma unidade de ensino de cunho exploratório que pretendia levar os alunos a desenvolver a sua compreensão da noção de número racional e da sua comparação e ordenação e a sua capacidade de resolução de problemas com racionais, dando especial atenção à natureza das tarefas e da comunicação. A metodologia é qualitativa e interpretativa, com um formato de design research. Os dados foram recolhidos por observação participante, com gravação vídeo e áudio, recolha dos trabalhos dos alunos e notas de campo analisados com análise de discurso. Os resultados evidenciam a possibilidade de uma prática profissional de cunho exploratório na sala de aula, tendo por base tarefas de natureza diversificada, bem como um discurso de cunho dialógico, pontuado por questões de inquirição.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU