Author(s):
Costa, Fernando Albuquerque
; Viseu, Sofia, 1975-
; Viana, Joana
; Trigo, Ana Paula
Date: 2008
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/7044
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Desenho de recursos; Auto aprendizagem; Aprendizagem autónoma; Aprendizagem independente; e-student; e-escola
Description
Mais do que a simples aquisição de saberes, tão característica dos sistemas formais de educação, ensino e formação, exige-se hoje que sejamos capazes de acompanhar os processos de mudança da Sociedade em que vivemos, nomeadamente através do uso das tecnologias de informação e comunicação em rede que estão ao nosso dispor, da participação activa em equipas de trabalho e do envolvimento individual numa aprendizagem autónoma, independente e continuada, ao longo da vida.
Uma aprendizagem que não pode, pois, resumir-se apenas aos bancos da Escola, aos momentos formais em que esta continua estruturada, aos conteúdos que ela própria elege, e à figura do professor enquanto principal decisor sobre “o quê” e “como” deve ser aprendido em cada momento. Uma aprendizagem que, pelo contrário, tem de ser equacionada para além da escola formal, quer no que isso significa em termos de deslocação do poder de decisão sobre o que aprender e como aprender para os próprios alunos, adequando-se melhor aos interesses e às necessidades de cada indivíduo, quer no que isso significa em termos de resposta às necessidades da própria sociedade em mudança e que, como já todos pudemos verificar, exige uma adaptação constante ao longo da vida.