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Modos de regulação institucional da investigação educacional: o caso do institu...

Viseu, Sofia, 1975-

Este artigo apresenta um estudo empírico ilustrativo da evolução dos modos de regulação das políticas públicas de ciência, atualmente marcadas pelo progressivo aumento do controlo externo da atividade científica. Centrando-se na ação de um instituto público que operou em Portugal entre 1989 e 2001, o estudo analisa modos de regulação institucional, i.e., como o Estado procurou orientar e influenciar a investiga...


Contributos das abordagens das redes sociais para o estudo das relações entre e...

Viseu, Sofia, 1975-

Partindo uma linha de investigação que têm incidido sobre a emergência de um mercado educativo e de uma mudança da regulação pela oferta para a regulação pela procura (Barroso & Viseu, 2003; 2006), este texto visa demonstrar (possíveis) contributos da análise das redes sociais (Wellman & Berkowitz, 1991) para o estudo das relações entre escolas. Para tal, começo por justificar a pertinência do estudo das relaçõ...


Políticas públicas de ciência e a regulação da investigação educacional: estrut...

Viseu, Sofia, 1975-

Tese de doutoramento, Educação (Administração e Política Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 ; Esta tese de doutoramento tem como tema as políticas públicas de ciência, tomando como referência a regulação da investigação educacional em Portugal nos últimos cinquenta anos. Tributária dos contributos da análise política numa perspetiva de ação pública e filiada numa conceção interac...


Estratégias de desenvolvimento de materiais de auto-aprendizagem: Projectos e-S...

Costa, Fernando Albuquerque; Viseu, Sofia, 1975-; Viana, Joana; Trigo, Ana Paula

Mais do que a simples aquisição de saberes, tão característica dos sistemas formais de educação, ensino e formação, exige-se hoje que sejamos capazes de acompanhar os processos de mudança da Sociedade em que vivemos, nomeadamente através do uso das tecnologias de informação e comunicação em rede que estão ao nosso dispor, da participação activa em equipas de trabalho e do envolvimento individual numa aprendizag...


De la régulation par l’offre scolaire à la régulation par la demande : le cas d...

Barroso, João; Viseu, Sofia, 1975-

Cet article présente les résultats principaux d’une étude empirique réalisée dans le cadre d’un projet de recherche plus vaste sur l’émergence de nouveaux modes de régulation des politiques éducatives. Nous avons analysé les trajectoires des élèves dans la transition entre la fin de la scolarité obligatoire et le début de l’enseignement secondaire, dans un ensemble de neuf établissements appartenant à un territ...



A emergência de um mercado educativo no planeamento da rede escolar: de uma reg...

Barroso, João; Viseu, Sofia, 1975-

O presente artigo visa a reflectir sobre a emergência de lógicas de mercado na regulação da oferta educativa, nomeadamente a partir de processos formais e informais de "escolha da escola" pelos alunos e suas famílias. Com base numa investigação em curso no Centro de Estudos da Escola da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, da Universidade de Lisboa, foi possível identificar "desvios" às normas da ...


A reconfiguração da estrutura e gestão das escolas públicas dos ensinos básico ...

Afonso, Natércio; Viseu, Sofia, 1975-

Programa de Avaliação Externa do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das Escolas e Agrupamentos de Escolas definido pelo Decreto- Lei nº. 115-A/98, de 4 de Maio (Protocolo ME/FPCE de 28 /4/1999) ; A investigação conduzida neste estudo integra-se no Programa de Avaliação Externa do "Processo de aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo...


Participação e funcionamento das escolas: o ponto de vista dos presidentes das ...

Afonso, Natércio; Viseu, Sofia, 1975-

A investigação conduzida neste estudo integra-se no Programa de Avaliação Externa do "Processo de Aplicação do Regime de Autonomia, Administração e Gestão das escolas e agrupamentos de escolas, definido pelo Decreto-Lei nº 115-A/98 de 4 de Maio" e consiste numa caracterização do olhar dos presidentes das assembleias de escola (ou de agrupamentos de escolas), e, subsidiariamente, dos membros docentes desses mesm...


A intervenção dos municípios na gestão do sistema educativo local: competências...

Pinhal, João; Viseu, Sofia, 1975-

O novo regime de autonomia, administração e gestão dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, instituído pelo decreto-lei n.º 115-A/98, de 4 de Maio, atribui aos municípios um conjunto de novas competências, das quais três se encontram já em execução: a participação no órgão de direcção das escolas e dos agrupamentos de escolas; a intervenção no processo de constituição de a...


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