This paper presents the results of an exploratory study. The goal is to understand the nature of the difficulties faced by higher education students, when they are encouraged to use methodologies based on the use of online Personal Learning Environments (PLE). Two groups of 2nd-year degree students were surveyed through a questionnaire, in two different academic years, as part of a curricular subject that promo...
VII Congresso Português de Sociologia, "Sociedade, Crise e Reconfigurações", Porto, 20 a 22 de Junho de 2012 (Comunicação). ; Ao longo das últimas décadas têm-se implementado múltiplos programas governamentais e realizados investimentos consideráveis em tecnologias da informação e comunicação nas escolas, na generalidade dos países europeus, incluindo no nosso país, numa perspetiva de inclusão digital das nov...
O propósito deste estudo exploratório é o de compreender a natureza das dificuldades com que se deparam os estudantes do ensino superior quando encorajados a utilizar metodologias baseadas na utilização de ambientes pessoais de aprendizagem online. Inquirido um grupo de estudantes de 2.º ano de Licenciatura através de questionário, a análise dos resultados permite concluir que os estudantes reconhecem, em geral...
Com a crescente oferta de oportunidades de ensino e aprendizagem formais através da Internet, passa a ser crítico o desenvolvimento de materiais de suporte a uma aprendizagem mais flexível e autónoma por parte de quem aprende. O desenvolvimento desse tipo de materiais, não deixando de constituir uma novidade para a maior parte dos agentes educativos, veio introduzir novos desafios em termos de concepção e reali...
No contexto da dissertação de mestrado em Património Europeu, Multimédia e Sociedades de Informação – Euromachs surge esta tese / projecto que pretende ser inovadora ao colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação “ao serviço” da fruição do património, sendo no caso de estudo o Património Edificado na cidade de Coimbra. O que se pretende é a estruturação de um sistema web disponível em suportes móveis que...
No contexto da dissertação de mestrado em Património Europeu, Multimédia e Sociedades de Informação – Euromachs surge esta tese / projecto que pretende ser inovadora ao colocar as Tecnologias de Informação e Comunicação “ao serviço” da fruição do património, sendo no caso de estudo o Património Edificado na cidade de Coimbra. O que se pretende é a estruturação de um sistema web disponível em suportes móveis que...
The main purpose of this paper is to contribute to a better understanding of the kind of educational work to be done with higher education students (undergraduate) in order to encourage them to create and use personal learning environments (PLEs) as a strategy for learning (Attwell, 2007). Based on our current classroom work with students of the 2nd year of a degree in Education and mainly using the functionali...
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 ; Este trabalho visa investigar o modo como os ambientes online contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem informal e como se caracteriza esta aprendizagem. Centra-se nas temáticas da aprendizagem informal e nas potencialidades dos ambientes online para esta ap...
Mais do que a simples aquisição de saberes, tão característica dos sistemas formais de educação, ensino e formação, exige-se hoje que sejamos capazes de acompanhar os processos de mudança da Sociedade em que vivemos, nomeadamente através do uso das tecnologias de informação e comunicação em rede que estão ao nosso dispor, da participação activa em equipas de trabalho e do envolvimento individual numa aprendizag...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |