Detalhes do Documento

Abordagem exploratória com representações múltiplas na aprendizagem dos números...

Autor(es): Ponte, João Pedro da cv logo 1 ; Quaresma, Marisa cv logo 2

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10451/6562

Origem: Repositório da Universidade de Lisboa

Assunto(s): Números racionais; Representações; Tarefas de Exploração; Comparação; Ordenação; Equivalência


Descrição
Este artigo apresenta a preparação e concretização de uma unidade de ensino para o 5.º ano sobre a noção e representação de número racional, a comparação e ordenação de números racionais e equivalência de fracções que tem por base uma abordagem com representações múltiplas, de cunho exploratório, em conformidade com as actuais orientações curriculares. O modo como decorreu a unidade e o balanço das aprendizagens dos alunos sustentam, em termos globais, a conjectura geral de ensino-aprendizagem, sendo notada a necessidade de trabalhar mais os problemas com fracções impróprias e a densidade dos números racionais. Apontam-se ainda possíveis alternativas a investigar futuramente, no que se refere à representação na recta numérica, à abordagem à equivalência de fracções e ao trabalho no significado razão. This paper presents the preparation and implementation of a teaching unit for grade 5 pupils on the concept and representation of rational numbers, the comparison and sorting of rational numbers and equivalence of fractions, based on an exploratory approach with multiple representations, aligned with current curriculum guidelines. The way the unit unfolded and the results regarding pupils’ learning support, overall, the general teaching and learning conjecture. It was noted the need to continue working with improper fractions, and the density of the rational numbers. Some possible alternatives to investigate in the future are suggested, regarding the representation on number line, the approach to the equivalence of fractions, and work in the ration meaning of rational numbers.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia